domingo, 5 de fevereiro de 2012

Kassab planeja doar terreno na cracolândia para Lula

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), vai doar um terreno na região da cracolândia, no centro da capital paulista, para o instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A área pública de 4.400 m², composta por dois terrenos na rua dos Protestantes, será concedida por 99 anos. No local deve ser erguido o "Memorial da Democracia", que vai abrigar o acervo de documentos do ex-presidente.

O projeto de lei para viabilizar a concessão será entregue pelo executivo na Câmara Municipal às 15h. Para ser concretizada, deve passar pela aprovação dos vereadores.

Segundo a prefeitura, a construção do memorial será feita pelo instituto, que tem prazo de um ano para apresentar o projeto da obra.

O prédio será inspirado em memoriais semelhantes de outros países, como o Washington Monument e o Lincoln Memorial (EUA), e os espaços que homenageiam Nelson Mandela (África do Sul) e Gandhi (Índia). Também foram citados como referência o Instituto Fernando Henrique Cardoso e o Memorial JK, em Brasília.

"A construção vai valorizar a região da Nova Luz, integrando o projeto que vai transformar uma das regiões mais degradadas da cidade em uma das mais desenvolvidas e pujantes de São Paulo", afirmou Kassab. A área fica dentro do projeto de concessão urbanística da Nova Luz, que teve a suspensão mantida hoje pela Justiça.

Segundo a prefeitura, em contrapartida à concessão o instituto deverá garantir acesso gratuito aos estudantes da rede pública, liberar a consulta dos documentos do acervo e conceder isenção de taxa para estudantes em eventuais cursos oferecidos no memorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário