sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Consumo de gasolina no país cresce 36% em janeiro

O consumo de gasolina no Brasil cresceu 36% em janeiro deste ano comparado a igual mês de 2011, informou o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Segundo ele, 2012 deverá ser mais um ano de elevado nível de importações do derivado.

No ano passado, a balança comercial de derivados da companhia ficou negativa em US$ 4,9 bilhões, contribuindo para um resultado financeiro mais fraco no período em relação ao ano anterior. Em 2011 o lucro da Petrobras caiu 5% contra 2010, registrando R$ 33,3 bilhões.

Costa afirmou, porém, que em junho entrará em operação uma nova unidade de coque na Repar, refinaria da empresa no Paraná, que vai acrescentar mais 30 mil barris diários de gasolina à produção.

"Ainda não é um grande volume, mas já ajuda", disse Costa.

O consumo diário de gasolina no Brasil em janeiro foi de 493 mil barris. Segundo o diretor, o Brasil tem importado 15% da gasolina que consome.

"O consumidor está optando pela gasolina em detrimento ao etanol. Isso só vai melhorar quando entrarem as outras refinarias", afirmou.

A Petrobras está construindo cinco novas refinarias no país. A previsão é que a primeira a entrar em operação seja a de Pernambuco, em julho de 2013, com capacidade para processar 200 mil barris diários de petróleo.

"Apesar dela não produzir gasolina, ser para diesel e querosene de aviação, vai ajudar a liberar outras unidades para produzir o combustível", informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário