terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Corte no Orçamento 'não está pronto', afirma Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta terça-feira (14) que o corte no Orçamento deste ano para garantir o cumprimento de superavit primário (economia feita para o pagamento dos juros da dívida pública) ainda "não está pronto".

"Não há números definidos em relação a esse contingenciamento, mas ele viabilizará a realização do resultado primário de R$ 140 bilhões, que está programado para este ano", afirmou o ministro após reunião do conselho político, grupo formado, além da presidente Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer, por ministros e líderes de partidos da base aliada.

Ele destacou a importância do Congresso Nacional para o governo atingir seu objetivo na área econômica, evitando a aprovação de projetos que aumentem despesas com custeio. Mantega ressaltou ainda que os investimentos deverão crescer mais do que 10% em 2012 e que, diante do cenário econômico internacional, o Brasil estará "remando contra a corrente".

"Enquanto o mundo inteiro está desacelerando, inclusive os países emergentes estão desacelerando, [...] o Brasil vai ter um crescimento maior em 2012 que 2011", disse.

Um dos objetivos do corte orçamentário é assegurar o espaço para o afrouxamento da política monetária, com a redução da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central. Com isso, o governo pretende estimular o mercado interno a induzir o crescimento econômico, em um cenário possível redução da demanda externa provocada pela crise da zona do euro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário