quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Economia cresce 0,57% em dezembro e 2,79% no ano, diz BC

Indicador divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Banco Central mostra elevação de 0,57% da atividade econômica brasileira, em dezembro (resultado com ajuste sazonal, que desconsidera efeitos de determinado período do ano).

No ano, o crescimento acumulado foi de 2,79%. O resultado já era esperado pela maioria dos analistas, que previam um crescimento entre 2,7% e 2,9%. O governo mantém a estimativa de crescimento para o ano em 3%, segundo o Ministério da Fazenda. O resultado oficial do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só será divulgado no dia 6 março.

Na série sem ajustes, o indicador de dezembro mostrou retração de 0,77%. Em relação a dezembro de 2010, o indicador registrou alta de 1,71%.

De acordo com o IBC-BR (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), o indicador passou de 140,33 pontos em novembro para 141,13, em dezembro. Em outubro, o indicador registrou queda de 0,32%.

O IBC-BR foi criado pelo BC para antecipar dados sobre o desempenho da economia. O indicador mostra a tendência do PIB, índice oficial divulgado pelo IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário