domingo, 12 de fevereiro de 2012

Chávez diz que será eleito e não menciona primárias da oposição

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, liderou neste domingo um desfile cívico-militar para comemorar o Dia da Juventude, no qual afirmou que ganhará as eleições presidenciais de 7 de outubro, embora não tenha sequer mencionado as primárias realizadas pela oposição.

"Eu me comprometo que ganharemos as eleições presidenciais de 7 de outubro para levar adiante o segundo plano socialista da nação, que pertence sobretudo à juventude", disse o líder no fim do desfile realizado em La Victoria, a 75 quilômetros da capital Caracas.

PRIMÁRIAS
As palavras de Chávez foram transmitidas pelo canal de televisão do estatal mas não em cadeia nacional obrigatória. Por isso, os canais privados não tiveram que interromper a cobertura das primárias da oposição realizadas neste domingo para eleger o candidato que enfrentará o atual presidente nas próximas eleições.

Todos os 18 milhões de eleitores do país podem participar da primária. Há expectativa em relação ao comparecimento às urnas, um teste para medir a força da oposição, se ela pode terminar com os 13 anos da era Chávez.

A reação dos perdedores das primárias indicará se a oposição poderá ou não ir unida para o pleito de 7 de outubro.

O governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, é o favorito na disputa, de acordo com todas as pesquisas, com vantagem de até 20 pontos percentuais sobre o governador de Zulia, Pablo Pérez.

Também participam das primárias a deputada María Corina Machado, o ex-embaixador Diego Arria e o ex-dirigente sindical Pablo Medina.

"Quero ser um presidente que fale muito menos, que não invada as vidas privadas dos venezuelanos", afirmou Capriles, em referência aos longos discursos de Chávez nos meios de comunicação.

Capriles elogia o modelo brasileiro, pró-mercado, mas preocupado com o lado social. Ele tem dito que não promoveria choques para desmontar as políticas estatistas de Chávez.

Em Caracas, regiões da oposição estão tomadas com cartazes e panfletos das primárias. Nos redutos de Chávez, não há propaganda. Os resultados das prévias são esperados para o domingo.

Para outubro, as pesquisas dão grande vantagem a Chávez. Analistas alertam para o risco de violência política na campanha eleitoral.

Chávez, na cúpula da Alba; presidente venezuelano está confiante em vitória nas eleições

Nenhum comentário:

Postar um comentário