quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

São Paulo é a 45ª melhor cidade do mundo para fazer faculdade, diz ranking

São Paulo é a 45.ª melhor cidade do mundo para fazer faculdade, de acordo com levantamento inédito divulgado nesta quarta-feira, 15, pela QS - grupo de pesquisa que publica anualmente um dos mais importantes rankings de universidades do planeta.



Paris ocupa o topo da lista do novo estudo, seguida por Londres, Boston e Melbourne. Outras seis cidades europeias completam a relação de top 10.

Na América Latina, São Paulo fica atrás de Buenos Aires (24.º lugar), Cidade do México (31.º) e Santiago (41.º).

Segundo o ranking, Cingapura, na 12.ª colocação, é a melhor cidade asiática para estudar. Depois vêm Hong Kong (19.ª) e Tóquio (19.ª).

A Austrália é o único país com duas cidades entre as 10 mais bem avaliadas: além de Melbourne, emplacou Sidney, na 6.ª posição.

O ranking do QS se baseia em 12 critérios, entre os quais a qualidade e o número de universidades ranqueadas internacionalmente. Outros fatores também são considerados, como a qualidade de vida, o custo dos estudos e a reputação local das instituições junto aos empregadores.

Para entrar na lista, as cidades deveriam ter pelo menos 250 mil habitantes e duas instituições ranqueadas no QS. Cálculo da consultoria aponta que 98 lugares no mundo preenchem os dois critérios.

Veja as top 10 cidades:


1 - Paris
2 - Londres
3 - Boston
4 - Melbourne
5 - Viena
6 - Sidnei
7 - Zurique
8 - Berlim
9 - Dublin
10 - Montreal

O diretor executivo do QS, Nunzio Quacquarelli, disse que cidades da Europa continental, Austrália e Ásia oferecem "distintas vantagens" aos estudantes "quando uma diversa escala de fatores é tomada em consideração".

Para o vice-chanceler das universidades de Paris, Édouard Husson, a pesquisa "reconhece a grande experiência internacional que Paris fornece aos estudantes". Ao QS, ele afirmou que a cidade tem "mais universidades globalmente ranqueadas e reconhecidas que qualquer outra cidade". "Adiciona-se a isso as baixas anuidades."

O prefeito de Londres, Boris Johnson, declarou estar "muito feliz" com o resultado do levantamento. "Com os Jogos Olímpicos cada vez mais próximos, Londres está passando por diversas transformações. Nós temos o dobro de livrarias que Nova York e mais museus que Paris. E, a propósito, nossos museus são gratuitos", disse.

A relação completa pode ser acessada no site www.topuniversities.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário