terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Líder da greve da Polícia Militar na Bahia é preso em Natal (RN)

O cabo da Polícia Militar Jeoas Nascimento, que participou do comando da greve da PM baiana, foi preso nesta terça (14) em Natal (RN).

Nascimento é vice-presidente da Anaspra (Associação Nacional de Praças). Junto com mais 11 pessoas, ele estava com a prisão decretada desde o dia 3 de fevereiro pela Justiça baiana.

Nascimento entregou-se ao comando da PM-RN, foi submetido a exames de corpo de delito e depois levado para uma cela do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da capital potiguar.

Trata-se do quinto integrante do comando da paralisação a ser preso. A greve na Bahia foi deflagrada no dia 31 de janeiro e durou 12 dias.

No período, Salvador e região metropolitana foram sacudidas por uma onda de violência que resultou em 176 homicídios Ðnúmero duas vezes maior do que a média mensal de 85 assassinatos registrados em São Paulo em 2011.

A Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia), entidade que liderou a greve, é ligada à Anaspra. Dirigentes nacionais dos policiais estiveram no Estado.

Isso levou o governador Jaques Wagner (PT) a acusar o comando de provocar uma greve no Estado para pressionar pela aprovação da PEC-300, emenda constitucional que cria um piso nacional para os policiais.

A greve foi encerrada após o governo baiano ceder e oferecer o pagamento de gratificações que devem elevar o soldo dos policiais baianos em 38% até 2015.

Ontem, Wagner informou que tropas da Força Nacional de Segurança e do Exército vão ajudar a policiar a Bahia durante o Carnaval, quando 500 mil visitantes deverão chegar ao Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário