sábado, 18 de fevereiro de 2012

Notícias de lá e de cá

A vida não está fácil para a seleção feminina de Cuba. O time que dominou o mundo do vôlei nos anos 90, com três títulos olímpicos e dois mundiais, ainda não tem vaga nos Jogos de Londres. Pior do que isso foi o que aconteceu no torneio continental, na temporada passada. As cubanas foram desbancadas pela República Dominicana, não conseguiram chegar nem à final da competição e ficaram fora da Copa do Mundo.

Cuba agora vai ter que decidir com as dominicanas uma vaga nos Jogos de Londres no Pré-Olímpico da América do Norte e Central (Norceca) entre 29 de abril e 5 de maio, no México. Para se preparar melhor, o time vai se isolar em uma região montanhosa do Peru a partir do dia 29 de fevereiro.

Detalhe importante: a República Dominicana, comandada pelo brasileiro Marcos Kwiek, tem Bethânia De La Cruz, a atacante que em três rodadas do Campeonato Japonês registrou este ano uma incrível média de 48 pontos por jogo. Em um deles, marcou 54 pontos e igualou o recorde mundial de pontos em um único jogo de vôlei.

Ok, o Brasil, atual campeão olímpico, também ainda não está classificado para os Jogos de Londres já que acabou em quinto lugar na Copa do Mundo, mas tem uma situação mais tranquila do que Cuba. Não corre o menor risco de não garantir a vaga no Pré-Olímpico da América do Sul em maio, em São Carlos. Terá adversários fáceis como Argentina e Peru.

A Rússia, atual bicampeã mundial, também não está classificada para a Olimpíada. Vai ter que disputar o Pré-Olímpico Europeu em maio, na Turquia. Os fãs da veterana Evgenya Artamonova, de 36 anos, podem comemorar. Ela é a grande novidade da primeira lista de convocadas pelo técnico Sergei Ovchinnikov. Artamonova disputou cinco edições seguidas dos Jogos Olímpicos entre 1992 e 2008. Foi medalha de prata em Barcelona, Sidney e Atenas. Ela ainda não tem a convocação garantida. A lista tem 29 nomes e até o dia 16 de abril o técnico vai reduzir o grupo para 18 atletas.

O Pré-Olímpico europeu vai ser o mais disputado de todos. A Rússia está no Grupo B ao lado de Sérvia, Polônia e Holanda. No Grupo A, ficaram as seleções da Turquia, Croácia, Bulgária e Alemanha.

Para encerrar, uma última informação. Nesses dias de Carnaval, a Superliga dá uma parada. Os jogos, nos torneios masculino e feminino, só voltam na próxima sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário