segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Estivadores boicotarão barcos de bandeira britânica na Argentina

A Confederação Argentina dos Trabalhadores do Transporte anunciou nesta segunda-feira que boicotará os barcos de bandeira do Reino Unido e de outros territórios britânicos nos portos do país, em adesão à reclamação feita pelo governo de Cristina Kirchner.

Os estivadores afirmam que outros países também estão sujeitos a sanções, como Panamá e Malta, além de dependências britânicas, como as ilhas Cayman, Gibraltar e Bermudas.

Os trabalhadores afirmam que o boicote é uma forma de pressionar ante "as pretensões militaristas dos ingleses" e chamou os britânicos de "piratas".

Em janeiro, governos dos países do Mercosul, entre eles o Brasil, e da Alba (Aliança Bolivariana para as Américas) anunciaram que vão negar o ingresso de barcos com a bandeira das ilhas Malvinas aos seus portos, a pedido de Buenos Aires.

Barco militar britânico HMS Protector ancorado no Uruguai segue para ilhas Malvinas, apesar de proibição

ESCOLTA

O jornal inglês "Mirror" publicou nesta segunda-feira que um avião particular foi escoltado por dois caças da Força Aérea britânica até as ilhas Malvinas por medo de ataque argentino, o que, segundo o diário, tem a ver com a escalada no discurso entre Londres e Buenos Aires.

De acordo com a publicação, um piloto da companhia aérea British Airways e sua mulher viajavam em um jatinho modelo Cessna e seguiam para uma missão humanitária na ilha.

Nas últimas semanas, às vésperas do 30º aniversário da guerra travada entre o Reino Unido e a Argentina pelas Malvinas, Londres e Buenos Aires aumentaram a disputa pela soberania das ilhas, com 2.913 habitantes, onde desde quinta-feira está o príncipe William da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário