domingo, 12 de fevereiro de 2012

Pelo menos sete pessoas morrem em avalanche de neve no Kosovo

Sete pessoas, entre elas crianças, morreram neste sábado, e outras três estão desaparecidas, após uma avalanche de neve que arrasou uma aldeia no sul do Kosovo, informaram fontes policiais.

O desmoronamento aconteceu no povoado de Restelica, a 100 quilômetros de Pristina, para onde foram transferidas as equipes de resgate, que encontraram os corpos das vítimas.

Após dez horas de busca, foi encontrada com vida uma menina de 10 anos, informou o ministro de Infraestrutura do Kosovo, Fehmi Mujota, à emissora pública de rádio "RTK".

As autoridades kosovares solicitaram às forças de paz da Otan desdobradas no país que ajudem nos trabalhos de busca.

DANÚBIO CONGELADO
Com o Danúbio completamente congelado ao longo de quilômetros, dezenas de milhares de pessoas ficaram isoladas, sendo que boa parte não conseguia nem sair de casa, enquanto o registro de mortes supera 600 pessoas devido ao frio que ainda assolava a Europa neste sábado.

Para ilustrar a força desta onda de frio, o Danúbio estava totalmente congelado nas imediações do porto de Silistra, no noroeste da Bulgária, pela primeira vez em 25 anos, já que o último registro de uma situação como esta ocorreu no inverno de 1984-1985.

Um congelamento completo, sem o menor movimento de água, foi registrado neste sábado em 11 quilômetros, perto do porto búlgaro.

O congelamento de parte do Danúbio obrigou Áustria, Croácia, Sérvia, Bulgária e Hungria a suspender a navegação no rio.

Frio congela o rio Danúbio; número de mortos na Europa chega a 600

MORTES
Em todo o continente, o frio continua a fazer vítimas. Neste sábado, mais três pessoas morreram na Sérvia e duas no Kosovo, o que eleva para 42 o número de mortos devido às baixas temperaturas no Bálcãs, região onde mais de 11.000 pessoas estavam isoladas em suas cidades pela neve.

No total, a onda de frio causou a morte de 19 pessoas na Sérvia, de 11 na Bósnia, de 4 em Montenegro, de 3 na Croácia, de 2 na Macedônia, de 2 no Kosovo e de uma na Albânia, segundo dados oficiais.

Cerca de 110 mil pessoas estavam isoladas em aldeias afastadas da Sérvia e de Montenegro, enquanto a capital montenegrina, Podgorica, estava paralisada por uma camada de neve que superava os 50 cm, nível que não era alcançado há 50 anos.

Na Romênia, oito pessoas morreram de hipotermia nas últimas 24 horas, com as quais o registro oficial indica 65 mortos.

Na Ucrânia, as autoridades interromperam a divulgação dos registros de mortes. Os últimos dados publicados oficialmente, na terça-feira, indicavam pelo menos 135 mortos, fazendo desse país o mais duramente afetado.

Na Polônia, as baixas temperaturas mataram 82 pessoas desde o início da onda de frio.

Na Rússia, 46 pessoas não resistiram às baixas temperaturas desde fevereiro. O frio também matou 24 na Lituânia, 10 na Letônia e uma na Estônia.

Na República Tcheca, onde as temperaturas podem chegar a -40°C neste sábado e no domingo nas montanhas e a -25°C em Praga, há pelo menos 25 mortos. Dezesseis pessoas morreram na Hungria e cinco na Eslováquia.

A Grécia registrou cinco mortes e a Itália, onde o total de mortes chega a 45, foi atingida por fortes nevascas neste sábado em diversas regiões.

Na França, duas pessoas morreram na sexta-feira à noite, elevando para 14 o número de mortos em onze dias.

A onda de frio atinge também o norte da África, principalmente a Argélia, onde 46 pessoas morreram em razão do frio em uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário