quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BB é o 3º banco a ser alvo de hackers; site saiu do ar

O site do Banco do Brasil foi o alvo escolhido para os ataques hackers do Anonymus nesta quarta-feira. O grupo diz, no Twitter, ter conseguido atingir a página do banco com sucesso.

O site ficou fora do ar por volta das 11h. A Folha realizou diversas tentativas de acesso no horário, mas a página não carregou. O banco afirma, em nota, ter registrado picos no volume de acessos ao site, o que, segundo o BB, causou lentidão no sistema em algumas regiões do país.

A instituição diz, no entanto, que a página permaneceu disponível durante todo o período e que não houve comprometimento na segurança dos dados de clientes.

A indisponibilidade da página do Banco do Brasil nesta quarta-feira segue uma série de problemas enfrentados por sites de bancos nesta semana. O Anonymous afirma ter causado as falhas técnicas em todos os casos.

Ontem, o site do Bradesco ficou instável durante um período da manhã e na segunda-feira a página do Itaú chegou a ficar indisponível por alguns minutos.

A assessoria de imprensa do Itaú confirmou que houve indisponibilidade, mas não informou os motivos do problema. Já o Bradesco informou que o site recebeu um volume de acessos superior a média e que chegou apresentar intermitência, mas que não chegou a ficar fora do ar.

O grupo Anonymous diz, por meio de suas contas no Twitter, que a ação é um protesto contra a corrupção e será feita ao longo da semana com o intuito de deixar a cada dia um serviço de internet banking fora do ar por pelo menos 12 horas.

Os hackers têm utilizado de uma técnica de ataques de negação distribuída de serviço, o DDOS (um acrônimo em inglês para Distributed Denial of Service), que consiste em bombardear um servidor com pedidos de acesso para um site até que ele atinja o limite de sua capacidade e fique indisponível.

Segundo especialistas em segurança da informação ouvidos pela Folha, este tipo de ataque não oferece grandes riscos a segurança de dados armazenados, mas deve ser acompanhado com atenção para evitar que este ataque seja um disfarce para que os hackers tentem outras formas de ataques e invasões ao servidor alvo.



Veja reprodução das mensagens na conta do grupo hacker:

Nenhum comentário:

Postar um comentário