quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
A educação sempre em pauta
No amplo teatro, alugado especialmente para o encontro, se reuniam autoridades de todo o Estado. Discutia-se a questão de verbas para as tantas necessidades das diversas comunidades.
Horas foram planejadas para se apresentarem as necessidades, as estratégias de redução de gastos, a mais correta divisão dos recursos a fim de que todas as áreas fossem bem atendidas.
Planejava-se ali o atendimento à criança, ao jovem, ao idoso, à gestante, ao carente. Nenhum detalhe estava sendo esquecido.
As autoridades se revezavam ao microfone, falando de metas a serem alcançadas, de intenso trabalho a ser realizado.
Enfim, fez-se uma pausa para um pequeno descanso.
Todos demandaram o amplo salão onde várias mesas apresentavam o lanche com pães, doces, salgados, refrigerantes, café, água.
Entre um e outro salgadinho, os colegas aproveitavam para trocar ideias, para cumprimentar aqueles que já haviam discursado.
Retornando ao teatro para a continuidade dos trabalhos, um dos participantes levou um copo com refrigerante. Quase ao transpor a porta, a senhora encarregada da recepção pediu licença e lhe lembrou, conforme avisos afixados em vários lugares, que ele não poderia adentrar o teatro com o refrigerante.
O homem, até então muito educado, olhou-a de cima e falou alto:
A senhora sabe com quem está falando?
A senhora de pronto respondeu:
Não, senhor.
Ao que ele explicou:
Pois saiba a senhora que eu sou Fulano de tal. - E foi dizendo o cargo que ocupava no Estado.
Ela, ainda e sempre educada, prosseguiu:
Muito prazer em conhecê-lo, senhor. Mas devo continuar lhe dizendo para não entrar nas dependências do teatro com o refrigerante.
Mais do que ninguém, o senhor, como autoridade de um município do nosso Estado, sabe o quanto custa o patrimônio público e quanto custa mantê-lo.
O senhor é encarregado de zelar pelo dinheiro do povo e dar ao povo o melhor. O senhor, em sua cidade, zela pelas praças, pelos jardins, pelo teatro, a biblioteca pública, o museu, as escolas.
Mais do que ninguém o senhor sabe que o dinheiro público não pode ser desperdiçado. O refrigerante que o senhor deseja levar para o teatro pode derramar e manchar a poltrona ou o tapete. E haverá necessidade de se gastar para a substituição de uma ou de outro.
O homem olhou para a mulher, deu meia volta, depositou o copo de refrigerante sobre uma mesa próxima, voltou para a entrada do teatro e disse:
A senhora tem toda a razão. Obrigado pela lição.
E retornou para os trabalhos com seus colegas.
* * *
A verdadeira humildade está em reconhecer os próprios erros, não importando o cargo ou a função que se ocupa.
E todos podemos ser educadores, onde quer que estejamos. Podemos dar o exemplo, fazendo. Podemos falar, demonstrando o que é correto realizar.
Sempre que falemos com educação e demonstremos bom senso no que pedirmos, com certeza, seremos ouvidos e atendidos.
É que nem sempre estamos dispostos a realizar este trabalho e preferimos deixar passar. Com isso, estamos perdendo uma oportunidade sem par de melhorar o mundo em que nos encontramos.
Redação do Momento Espírita.
Em 29.02.2012.
Ricardo Teixeira fica na CBF com apoio unânime das 27 federações
Nem licença, tampouco renúncia. O presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador da Copa-2014), Ricardo Teixeira, 64, permanece em ambos os cargos apesar das novas denúncias e especulações de que estaria prestes a se afastar, até mesmo por motivos de saúde. Assembleia geral extraordinária, nesta quarta-feira, no Rio, definiu a situação.
Ricardo Teixeira na festa pela eleição na véspera de sua posse em janeiro de 1989
A saída do cartola, mineiro de Carlos Chafas e desde 1989 no poder, quando assumiu amparado pelo então sogro e presidente da Fifa, João Havelange, era dada como certa por presidentes de federações estaduais desde antes do Carnaval, quando viajou para a Flórida, onde tem bens e estava a sua família.
Depois, convocou a assembleia geral desta quarta, onde estiveram presentes os chefes das 27 federações estaduais. E, por unanimidade, eles homologaram apoio à continuação do mandato de Teixeira.
Ficou acertado também que, em caso de renúncia, será cumprido o estatuto que coloca a sucessão para o vice-presidente mais velho da CBF. No caso, José Maria Marin.
Representante do Sudeste e ex-governador de São Paulo, o dirigente recentemente foi flagrado por câmeras de TV colocando no próprio bolso uma das medalhas da premiação do título da Copa São Paulo de juniores conquistado no último dia 25 pelo Corinthians.
Na ocasião, Marin disse que se tratava de "uma cortesia" da Federação Paulista.
Teixeira foi embora sem dar entrevista.
Frente Nacional dos Torcedores protesta em frente ao prédio da CBF, na tarde desta quarta-feira
CRISE
Em crise não só dentro de campo --com a seleção eliminada das últimas Copa do Mundo e Copa América logo nas quartas de final-- como principalmente fora dele --a Folha mostrou a ligação do dirigente com a Ailanto, empresa acusada de superfaturar um amistoso do Brasil, em 2008--, Teixeira vinha dando sinais de que poderia sair.
No início do mês, demitiu o tio, Marco Antônio Teixeira, da secretaria-geral da entidade. Ele estava na função praticamente desde o começo do mandato do sobrinho no final da década de 1980.
No final do ano passado, já havia nomeado o então presidente do Corinthians, Andres Sanchez, para diretor de seleções. Além disso, o ex-jogador Ronaldo foi colocado dentro do COL.
Em 29 de setembro, foi internado em um hospital no Rio apresentando dores abdominais. O boletim médico disse que Teixeira tinha uma diverticulite (inflamação na parede do cólon, ligado ao intestino grosso) não complicada. Assim, faria tratamento apenas com antiinflamatório, analgésico e uma alimentação regulada, sem necessidade de cirurgia. Recebeu alta dois dias depois.
Enquanto esteve em observação, deu brindes para as pessoas que cuidavam dele, como bonés e camisetas da seleção brasileira.
Um mês antes, foi alvo de protestos em várias cidades do país contra a sua administração.
Torcedores protestam contra Ricardo Teixeira na avenida Paulista, em São Paulo
Além disso, enfrenta acusação de estar envolvido no maior escândalo da história da Fifa.
O chamado dossiê da ISL, ex-agência de marketing da entidade, falida em 2001, será avaliado pela Corte Federal da Suíça e tem documentos considerados comprometedores para Teixeira.
O processo, que tramita desde 2008, possui os nomes de dirigentes que supostamente receberam propina em negociação pelos direitos de transmissão de Copas do Mundo.
Pressionado, Teixeira perdeu força para virar o sucessor de Joseph Blatter na presidência da Fifa após a Copa de 2014, no Brasil.
Em 2000, chegou a enfrentar duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), no Congresso Nacional, porém o título da seleção no Mundial de 2002, segundo ele próprio, serviu para lhe dar força e terminar se mantendo à frente da CBF.
Seu mandato vai até 2015 graças a uma manobra no estatuto da confederação. Em 2008, ele conseguiu convencer os presidentes das federações estaduais a estender a gestão, de quatro para sete anos, para "não interferir" nos preparativos para a Copa-14.
Fotomontagem mostra momentos de Teixeira com diferentes técnicos da seleção.
Funcionários do Hopi Hari avisaram sobre falha, diz advogado
Dois funcionários do Hopi Hari, onde uma adolescente morreu após cair de um brinquedo na semana passada, disseram nesta quarta-feira à polícia que avisaram o parque sobre um problema mecânico na trava do assento onde a jovem estava sentada.
"Aquela cadeira deveria estar lacrada, porque já tinha apresentado defeito", afirmou Bichir Ale Junior, advogado de Vitor Igor de Oliveira, 24, e Marcos Antonio Leal, 18, operadores do brinquedo La Tour Eiffel.
"Quinze minutos antes do acidente, eles disseram ao supervisor que a trava estava com problemas. Foi avisado e ignorado."
Funcionários fazem teste no brinquedo Torre Eiffel do parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo (SP)
Na segunda-feira (27), uma perícia feita no local não constatou problemas mecânicos no brinquedo. O delegado Álvaro Santucci Noventa Júnior chegou a dizer que, até então, os indícios apontavam para falha humana.
Ainda não está claro, no entanto, se a cadeira onde Gabriela Yuakay Nychymura, 14, estava sentada chegou a passar por perícia.
Segundo o advogado da família da garota, Ademar Gomes, fotografias mostram Gabriela sentada em uma cadeira da extremidade do bloco que subiu --assento que não deveria ser utilizado por questão de segurança.
O brinquedo é formado por cinco blocos com quatro cadeiras cada um. No bloco em que Gabriela estava, segundo o Hopi Hari, um dos assentos nunca foi utilizado, já que um visitante com braços e pernas longos poderia, eventualmente, passar perto da estrutura de metal que simula a Torre Eiffel.
Gabriela morreu na manhã de sexta-feira após cair a cerca de 25 metros do chão. Testemunhas disseram que a trava do assento dela se abriu durante a queda.
A mãe da vítima, Silmara Nychymura, também depôs à polícia na tarde de hoje. O pai da menina ainda será ouvido. Eles não quiseram falar com a imprensa.
Funcionários da Polícia Civil levaram as supostas fotografias para o parque hoje à tarde, onde peritos iriam comparar as imagens com o equipamento.
INTERDITADA
Gabriela morreu por volta das 10h30 e foi enterrada no sábado (25), em Guarulhos (Grande SP). Ela foi encaminhada ao hospital com traumatismo craniano, mas chegou sem vida ao local.
Gabriela vivia no Japão e estava passando as férias na casa de familiares em Guarulhos. Ela estava no parque com a mãe e o pai, que são brasileiros.
Os advogados da família de Gabriela afirmam hoje que, no momento do acidente, a adolescente ocupava uma cadeira que deveria estar interditada.
A família pretende entrar com ação de indenização por danos morais e materiais contra o parque, segundo o advogado Ademar Gomes. Ele disse que uma nova perícia será solicitada para que sejam apuradas as condições de uso da cadeira que Gabriela ocupou.
"Houve falso testemunho de dois funcionários, e a cadeira vistoriada pela perícia não é a mesma em que Gabriela sentou", disse.
No elevador, como é conhecido o brinquedo, cada visitante sobe cerca de 69,5 metros em uma cadeira com trava individual e despenca em simulação de queda livre, podendo chegar a 94 km/h. Dos cinco blocos com quatro cadeiras cada um, dois estavam em manutenção no dia do acidente.
OUTRO LADO
Procurado, o Hopi Hari não comentou as declarações dos operadores do brinquedo La Tour Eiffel. O parque não respondeu se algum supervisor foi avisado sobre problemas no brinquedo.
Em nota divulgada hoje, o Hopi Hari disse que "reitera veementemente a cooperação absoluta com todos os órgãos responsáveis na apuração definitiva deste caso".
Na sexta-feira, o parque disse lamentar "profundamente o ocorrido" e afirmou que presta toda a assistência à família da vítima e aos responsáveis pela investigação das causas do acidente.
Segundo a assessoria de imprensa, o brinquedo La Tour Eiffel permanecerá fechado até que as causas do acidente sejam esclarecidas. O restante do parque segue aberto desde sábado.
A reabertura, segundo o parque, ocorreu para atender "aos visitantes que, como em todos os finais de semana, se programam com antecedência para vir ao parque".
A empresa afirmou que possui profissionais habilitados e com o devido reconhecimento do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para realização de um "extenso programa de manutenção, que faz parte de seu padrão de segurança".
GM-Peugeot deve economizar US$ 2 bi e investir em carro pequeno
A General Motors e a PSA Peugeot Citroen irão buscar uma redução conjunta de custos de US$ 2 bilhões por ano com uma aliança global de plataformas de veículos e compras, mas isso só será integralmente atingido dentro de cinco anos, informaram as montadoras nesta quarta-feira.
Pelo acerto entre as empresas, a GM vai participar de um aumento de capital de 1 bilhão de euros (US$ 1,34 bilhão) da Peugeot, tornando-se a segunda maior acionista da montadora francesa como parte de uma ampla aliança industrial, disseram as companhias.
Fotomontagem com os logos da GM e da Peugeot Citroen
A aliança será concentrada em carros de passageiros pequenos e médios e crossovers. Posteriormente, os dois parceiros pretendem desenvolver juntos uma nova plataforma para veículos com baixa emissão de CO2. Os primeiros automóveis produzidos em uma plataforma conjunta começarão a ser comercializados em 2016. O comunicado sobre a parceria não mencionava possíveis fechamentos de fábricas ou demissões.
A GM terá participação de 7% na Peugeot, segunda maior montadora da Europa, e as duas empresas irão combinar trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, plataformas de veículos e tecnologias, informaram ambas as companhias.
"As sinergias com a aliança, em adição aos nossos planos independentes, posicionam a GM para uma lucratividade sustentável no longo prazo na Europa", disse o presidente-executivo da GM, Dan Akerson, em comunicado.
As economias de custos com o acordo serão limitadas nos primeiros dois anos, mas eventualmente atingirão US$ 2 bilhões por ano, valor a ser dividido igualmente entre as companhias.
CRÍTICAS
O acordo, que vem à medida que a Peugeot e a unidade europeia Opel da GM enfrentam vendas lentas e capacidade ociosa na Europa, terá que vencer o ceticismo de investidores e analistas.
"A Peugeot precisa da GM, mas a GM não precisa da Peugeot", disse o analista Matthew Stover, da Guggenheim Securities, em Nova York. "É difícil para mim compreender como esse acordo ajuda a GM na Europa."
Ambas as montadoras têm excesso de capacidade de cerca de 25% na região, disse Stover, acrescentando a aliança traz riscos no momento em que a GM está em um ponto muito delicado de sua reestruturação.
Assim como a Peugeot, a Opel está lutando para reverter pesados prejuízos em meio à queda de vendas de carros na Europa e guerra de preços entre as fabricantes de automóveis.
A família Peugeot disse que investirá 150 milhões de euros no aumento de capital na montadora, permanecendo como maior acionista da companhia.
Teixeira passa mal e interrompe reunião em que discutia seu futuro
Um dia antes da assembleia geral da CBF, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, passou mal e foi obrigado a deixar às pressas uma da série de reuniões em que discutia o seu futuro no comando da confederação.
Com diverticulite e dores na perna, o dirigente interrompeu o encontro com os presidentes das federações estaduais e foi se consultar com o seu médico.
Dirigentes se reúnem em restaurante no Rio
Sem conseguir se locomover direito, Teixeira deixou a sede da CBF, no Rio, sem se encontrar com sete presidentes de federações.
Por causa das fortes dores, o dirigente não conseguiu fechar as articulações para a assembleia geral de hoje, em que o cartola pretende deixar claro o seu substituto em caso de uma eventual licença.
Teixeira está acuado diante da Fifa e do governo federal. Sua situação ficou ainda pior depois de a Folha mostrar que o dirigente é ligado à Ailanto, acusada pelo Ministério Público de desviar dinheiro da organização de um amistoso entre Brasil e Portugal em 2008. A empresa recebeu R$ 9 milhões.
O paulista José Maria Marin, ex-governador de SP e vice da CBF para a região Sudeste, é o preferido para ocupar o cargo de presidente.
Marin entrou na CBF por indicação de Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol.
Enquanto ocorre a movimentação em favor do cartola paulista, federações de outros Estados se articulam para tentar promover uma nova eleição na CBF. Porém, na convocação para a assembleia de hoje, a eventual mudança na direção da CBF não era um dos temas previstos.
"Eu acho que o presidente pode ficar [no cargo], mas vai ter que tirar uma licença logo. Está muito difícil fisicamente para ele", disse David Sabino, diretor institucional da federação pernambucana.
Antes mesmo de Teixeira passar mal, a maioria dos presidentes de federações já falava que o cartola, que comanda a CBF desde 1989, deverá se licenciar já em março. "Estou aqui para apoiá-lo. Não dá para dizer muita coisa, mas, pelo que estou sentindo, tudo pode acontecer", disse Mauro Carmélio Santos, da federação do Ceará.
Teixeira está com muita dificuldade de se locomover por causa de um acidente sofrido há 14 anos na sua fazenda, em Piraí (RJ). Em 1998, ele caiu de um cavalo, foi operado e teve implantada uma placa de ferro na coxa, o que encurtou em 2 centímetros a perna direita dele.
A intenção do dirigente ontem era se antecipar à assembleia geral da CBF e discutir com aliados o seu futuro no comando da confederação.
Ele passaria a tarde articulando com as federações menores. Pelo menos 11 dos 27 presidentes que vão participar hoje da assembleia foram encontrá-lo. A maioria das entidades presentes na reunião era das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Corpos de militares mortos na Antártida chegam ao Rio e recebem homenagens
Os corpos do primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, 45, e do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo, 47, mortos no incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártida, chegaram à Base Aérea do Galeão, no Rio às 8h 50 desta terça-feira. Os corpos foram trazidos de Punta Arenas, no Chile, em uma aeronave C130-Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira).
Eles foram recepcionados pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e os ministros Celso Amorim (Defesa) e Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), o comandante da Marinha, almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, além de seus familiares.
Estão previstas cerimônias de homenagens "post-mortem" da Presidência da República e das Forças Armadas, em decorrência de atos de bravura praticados no combate ao incêndio. Temer conduzirá a homenagem do Planalto, que promoverá os dois oficiais ao posto de segundo-tenente e admissão na Ordem do Mérito da Defesa no grau de cavaleiros.
Corpos dos brasileiros mortos na Antártida chegam ao Rio
Já comandante da Aeronáutica, homenageará os militares com a concessão de "Medalha Naval de Serviços Distintos".
Segundo a Marinha, os dois foram promovidos ao cargo de segundo-tenente porque a elevação de patente do primeiro-sargento, para suboficial, já estava tramitando e ele já era considerado suboficial.
O suboficial Figueiredo era natural de Vitória da Conquista (BA), onde deve ser enterrado. Já o primeiro-sargento deve ser enterrado no Rio.
As famílias dos dois também serão indenizadas pelo governo.
O valor da indenização pode chegar a R$ 500 mil. Além desse dinheiro, os filhos em idade escolar recebem um auxílio até o ingresso na universidade. Santos deixou dois filhos: Allan, 14, e Aline, 18. Figueiredo também tinha dois filhos: Vinícius, 25, e Vítor, 20.
A proposta deve antes passar pela aprovação do Congresso.
Nesta segunda-feira, o embaixador do Brasil no Chile, Frederico Cezar de Araújo, comandou na base chilena Eduardo Frei, uma cerimônia com honras militares, antes de os corpos deixarem a Antártida.
O Ministério da Ciência e Tecnologia deverá indenizar em R$ 10 mil os pesquisadores que estavam na base para suprir perdas pessoais que ocorreram no incêndio.
PT lança ofensiva para impedir isolamento na campanha de Haddad
Temendo a adesão dos aliados à campanha do recém-lançado José Serra (PSDB), o PT se lançou numa ofensiva para impedir o isolamento da candidatura de Fernando Haddad. Isso inclui pressão sobre a presidente Dilma Rousseff para que ela atenda PR e PDT na Esplanada dos Ministérios.
Pelo acordo em gestação, o ministério dos Transportes será ocupado por um político indicado pelo PR. Na semana retrasada, os líderes do partido na Câmara, Lincoln Portela (MG), e no Senado, Blairo Maggi (MT), apresentaram suas indicações, encabeçada pelo vereador Antônio Carlos Rodrigues e por Cesar Borges, à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Agora, a expectativa é que sejam recebidos pela presidente Dilma Rousseff ainda esta semana.
O PR rejeita o nome do ministro Paulo Passos como representante do partido no governo. Até hoje, Dilma insistiu na manutenção de Passos. Mas, sob orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT fez chegar ao governo o pedido para atendimento das reivindicações do PR.
"Não é novidade que o PR negocia com o governo sua volta ao Ministério. Mas isso não tem nada a ver com o apoio a Haddad", desconversou Rodrigues, um dos cotados para a vaga.
O PT também decidiu procurar o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, da Força Sindical, para tentar conter sua aproximação com o PSDB do Estado. Paulinho resiste ao nome do deputado Vieira da Cunha (RS), favorito de Dilma para o Ministério do Trabalho. Mas, a pedido do PT, deverá concorrer à Prefeitura em vez de apoiar Serra.
Aliado do governo Alckmin, o PSB também está na mira dos petistas. Ontem, Dilma jantou com o governador de Pernambuco e presidente nacional do partido, Eduardo Campos. Apontado como fiel da balança em São Paulo, ele deverá se encontrar com Lula nos próximos dias.
Pouco antes do jantar, Campos convocou seu partido para uma reunião em Brasília na qual deverá anunciar apoio em São Paulo. Por intermédio de sua assessoria, Campos disse que o partido deve de fato engrossar a campanha de Haddad. Assim, Campos se cacifa para que o PSB ocupe a vice na disputa presidencial de 2014.
Depósito milionário para ex-vice do Banco do Brasil é investigado
O ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo, que até dezembro ocupava uma das áreas mais importantes da instituição, está sendo investigado por ter recebido quase R$ 1 milhão numa conta bancária no ano passado.
Além de abrir uma sindicância interna para apurar o caso, o banco também notificou a Polícia Federal.
O executivo recebeu em sua conta depósitos mensais no valor de R$ 953 mil. O dinheiro foi transferido para a conta dele pela aposentada Liu Mara Fosca Zerey, de 70 anos.
OUTRO LADO
Toledo disse ser procurador da aposentada e que abriu a conta no banco para administrar o dinheiro dela.
Segundo ele, o valor é proveniente da venda de uma casa da aposentada, localizada no Novo Brooklin (São Paulo), para o empresário Wanderley Mantovani.
Certidão da Prefeitura de São Paulo, porém, mostra que a casa continua em nome de Liu Mara Fosca Zerey. Também não há registro em cartório de compra e venda do imóvel e a aposentada continua morando na casa um ano e dois meses após a transação alegada.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Amor que não acaba
Até que ponto vai a capacidade de amar do ser humano? Quanto tempo dura o amor?
Um poeta da música disse, certa vez, que o amor é eterno enquanto dure.
E todos os desiludidos, os traídos e abandonados têm impressões muito próprias a respeito do amor, onde a tônica principal é de que amor eterno não existe.
Contradizendo tudo isso, alguns fatos, que a mídia televisiva ou impressa nos traz, afirmam que o amor verdadeiro é uma sinfonia inigualável.
Foi com esse sentimento que Chris Medina, um rapaz de vinte e sete anos, se apresentou em um programa de talentos, cantando uma música de sua autoria.
Os versos diziam mais ou menos assim:
Onde quer que você esteja, estou perto. Em qualquer lugar que você vá, eu estarei lá.
Toda vez que sussurrar meu nome, você verá como mantenho cada promessa. Que tipo de cara eu seria se fosse embora, quando você mais precisasse de mim?
O que são palavras se você realmente não acredita nelas quando as diz? Se são apenas para os bons momentos, então elas nada são.
Quando há amor, se diz em voz alta e as palavras não vão embora. Elas vivem mesmo quando partimos.
Eu sei que um anjo foi enviado apenas para mim. Sei que devo estar onde estou. E vou permanecer ao seu lado esta noite.
Nunca partiria quando você mais precisa de mim.
Vou manter meu anjo perto para sempre.
Ele não conseguiu vencer todas as etapas do concurso, sendo eliminado, em determinada fase, mas sua história levou às lágrimas os jurados e o público presente.
Porque a sua composição retrata exatamente o seu drama e sua decisão pessoal. É uma verdadeira declaração de amor.
Ele estava noivo e há dois anos pediu em casamento Juliana Ramos. A jovem bela, entusiasta. Formavam um casal primoroso.
Dois meses antes do casamento, no dia dois de outubro de 2009, o carro de Juliana foi atingido por um caminhão. Ela quase não sobreviveu.
Uma grave fratura no crânio desfigurou seu rosto e a transformou em uma mulher com muitas limitações físicas.
Foi-se a beleza, a agilidade, o sorriso fácil, as caminhadas, a dança, a alegria de todas as horas.
Ele permaneceu ao lado dela. Leva-a consigo para onde vá. E faz shows para arrecadar fundos para o tratamento de que ela necessita.
E isso ele externaliza cantando e agindo.
* * *
Quando se ama a beleza e ela se vai, o amor acaba. Quando se amam as formas perfeitas, a plástica, as linhas harmônicas do corpo e tudo isso se vai, o amor também se esvai.
Quando se amam aparências e outra realidade se apresenta, o amor acaba.
Quando se ama a transitoriedade, o amor fenece quando as situações se alteram.
Mas, quando se ama a essência, nada diminui o sentimento.
Esse amor é companheiro, solidário, se esmera para que o outro se sinta bem, seja feliz.
A sua é a preocupação de fazer a felicidade do outro.
Amor assim se perpetua no tempo, independente da soma dos anos, da multiplicação das rugas ou da diminuição da agilidade.
É o amor que sabe envelhecer junto e quanto mais passa o tempo, mais se solidifica.
Redação do Momento Espírita, com base em fato.
Em 27.02.2012.
Cientistas querem veto a texto-base do novo Código Florestal
As duas principais instituições que representam os cientistas do país sugeriram que a proposta do novo Código Florestal seja vetada pela presidente Dilma Rousseff.
Em documento entregue nesta segunda-feira (27) na USP de Piracicaba ao relator do Código Florestal, o deputado ruralista Paulo Piau (PMDB-MG), a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a ABC (Academia Brasileira de Ciências) solicitaram que alguns artigos sejam excluídos do texto "já que eles não poderão mais ser corrigidos no âmbito do legislativo".
Caso a supressão não aconteça, a proposta é que esses trechos sejam vetados.
Entre eles está o artigo 16, que inclui as APPs (Áreas de Preservação Permanente) na conta da Reserva Legal --regiões florestais que devem ser preservadas por lei nas propriedades rurais do Brasil.
Hoje, quem tem terra no campo deve garantir 10% da área em APPs e cerca de 20% em florestas (taxa que varia em cada região do país).
Se as APPs entrarem na conta das Reservas Legais, cada propriedade teria de manter 20% da sua área em florestas, e não cerca de 30% como acontece hoje em dia.
Os cientistas também querem suprimir trechos que reduzem a proteção de biomas (como os mangues, no artigo 8) e que permitem a aquisição de florestas em regiões distantes de onde a vegetação nativa foi ilegalmente degradada (artigo 68).
"Se esses artigos não forem retirados do texto do novo Código Florestal, teriam de ser vetados pela presidente Dilma Rousseff", afirmou o biólogo Ricardo Rodrigues, da USP de Piracicaba.
Ele é do grupo de trabalho sobre o Código Florestal da SBPC, criado em junho de 2010.
"Mas sabemos que esse veto será praticamente impossível", completou Rodrigues.
De acordo com o biólogo, o texto que chegou do Senado à Câmara dos Deputados estava "muito ruim" e, agora, ficou "compreensível".
"Mas há muitos pontos que precisariam ser alterados."
O documento entregue ontem, preparado pela SBPC e pela ABC, afirma que o texto em discussão apresenta "graves problemas".
"Para que não se alegue o aval da ciência ao texto ora em fase final de deliberação no legislativo, a SBPC e a ABC vem novamente se manifestar e reiterar suas posições", afirma o documento.
O Senado aprovou o texto-base da reforma do Código Florestal em dezembro de 2011. A votação do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados está agendada para os dias 6 e 7 de março.
"Fantástico" chega aos 2.000 programas com 38% a menos de público
Em pouco mais de uma década, o "Fantástico" perdeu 38% de sua audiência.
A revista dominical da Globo, que completou no domingo 2.000 edições no ar, obtinha média de 34,3 pontos de audiência em 2000.
Em 2011, a média do programa foi de 21 pontos. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
A luz vermelha foi acesa em 2007, quando o programa começou a ficar abaixo dos 30 pontos: marcou 28,2 pontos.
Com a saída de Glória Maria do comando da atração, em 2008, o dominical continuou perdendo público: marcou 26,3 pontos naquele ano.
Neste ano, até fevereiro, o "Fantástico" registrou 20 pontos de audiência. A edição de aniversário, anteontem, marcou 20,4 pontos.
Zeca Camargo, Renata Ceribelli e Tadeu Schmidt, trio de apresentadores do "Fantástico" (Globo) na atualidade
Britânico é resgatado de Homs, mas francesa não consegue sair
O fotógrafo britânico Paul Conroy, ferido na semana passada em um ataque do Exército sírio na cidade de Homs, foi retirado nesta madrugada do país e cruzou a fronteira com o Líbano em segurança.
A fotógrafa francesa Edith Bouvier, do jornal "Le Figaro", que ficou ferida no mesmo ataque, estava no comboio que retirou Conroy, mas não conseguiu deixar o país.
Segundo ativistas da Alta Comissão para Assistência Síria (ACAS), grupo humanitário de oposição que organizou o resgate, a ambulância improvisada em que ela estava foi cercado pelas forças de Assad e teve que voltar para Homs quando já estava perto da fronteira com o Líbano.
Após cruzar a fronteira de madrugada, Conroy, 47, foi levado a Beirute, onde recebeu assistência da embaixada britânica.
Conroy e Bouvier foram feridos no mesmo bombardeio que matou a veterana jornalista de guerra americana Marie Colvin, do jornal "Sunday Times", e Rémi Ochlik, francês que fotografava para a revista "Paris Match".
Na semana passada, opositores divulgaram um vídeo em que Bouvier, diz ter fraturado o fêmur no bombardeio e pede ajuda para sair de Homs e receber atendimento médico apropriado.
Jornalista francesa Edith Bouvier, durante internação em Homs, pede ajuda em vídeo publicado na semana passada
A confirmação de que Conroy havia chegado ao Líbano em segurança foi motivo de grande comemoração na sede da ACAS, em Istambul, onde boas notícias tem sido raras.
Wael al Khaldy, da ACAS, disse à Folha que os jornalistas se recusaram a aceitar as condições impostas pelo Crescente Vermelho sírio para a evacuação, e por isso uma operação clandestina foi planejada.
Entre as condições estaria uma declaração de que os jornalistas que estão na Síria sem a autorização do regime foram mantidos reféns pelos rebeldes. O resgate foi feito com a ajuda de desertores do Exército Livre da Síria (ELS).
"Temos um acordo com o ELS para a entrada de suprimentos e remédios e também para a retirada de feridos", disse Wael. "Nos últimos dias retiramos mais de 60 feridos graves de Homs".
Segundo ele, o repórter espanhol Javier Espinosa, do jornal "El Mundo", também estava no carro com Edith Bouvier que teve que retornar.
Sitiada há quase um mês pelas forças sírias, a cidade de Homs tornou-se o principal bastião rebelde e o maior foco da violência do regime sírio, com centenas de civis mortos, segundo ativistas.
Os jornalistas foram atingidos em um centro de imprensa improvisado no bairro de Baba Amr, o mais castigado pela ofensiva do regime.
Segundo relatos, 64 civis foram mortos anteontem ao tentar escapar do bairro sitiado.
A ONU estima que pelo menos 5.400 civis morreram desde o início da revolta, há quase um ano. Segundo ativistas, o número já chega a quase 9 mil.
Reunião diária na Olimpíada vai monitorar fraude em apostas
Autoridades de várias áreas vão realizar reuniões diárias durante a Olimpíada deste ano em Londres para monitorar eventuais suspeitas de manipulação em apostas esportivas.
Colin Moynihan, presidente da Associação Olímpica Britânica, disse a jornalistas na segunda-feira que "uma abrangente estrutura de apoio" está sendo montada para impedir apostas ilegais e manipulação de resultados.
"Todas as manhãs haverá uma reunião da Comissão de Apostas, que irá trabalhar com a Polícia Metropolitana, com o Locog (comitê organizador local), com a agência de fronteiras e com um representante do COI (Comitê Olímpico Internacional) (...) para analisar quaisquer movimentações inesperadas ou significativas nos mercados", afirmou ele.
O presidente do COI, Jacques Rogge, já havia alertado que as apostas ilegais representam para o esporte uma ameaça tão grave quanto o doping, e que isso um dia poderá afetar as Olimpíadas.
Moynihan disse que os atletas britânicos serão proibidos de participar de apostas durante a Olimpíada, e que os que já tiverem apostado antes de serem convocados precisarão declarar isso quando o evento começar, em 27 de julho.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Restauração de obras de Portinari no interior de SP ainda é incerta
Antes dada como certa, a restauração das 21 obras do artista Candido Portinari (1903-62) na igreja Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais --interior paulista--, pode não ocorrer, informa reportagem de Dario de Negreiros, publicada na Folha deste domingo (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Quadro "Sagrada Família" de Candido Portinari é lacrado com plástico na igreja matriz de Batatais
Maior acervo sacro do pintor, essas obras já têm um projeto de restauro pronto há três anos, mas um impasse entre o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Prefeitura de Batatais e a Arquidiocese de Ribeirão Preto pode impedi-lo de sair do papel.
O Iphan afirma que só autoriza o restauro se a paróquia passar por reforma para acabar com as infiltrações, a umidade e o excesso de luz. Nem a Igreja Católica nem a prefeitura dizem ter recursos para essa reforma.
Leia mais na reportagem publicada nos cadernos "Folha Ribeirão" --só para a região de Ribeirão Preto-- e "Cotidiano" da edição impressa da Folha deste domingo, que já está nas bancas.
Fonte:http://www.folha.uol.com.br/
Bruno Covas também anuncia desistência de prévia hoje
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, será o segundo pré-candidato do PSDB a anunciar sua desistência do processo de prévias do partido, marcado por enquanto para o dia 4 de fevereiro.
Covas deverá fazer o anúncio de que abre mão da disputa hoje às 19h30, em local ainda não anunciado. Seu grupo de apoiadores já foi avisado de que ele decidiu acatar pedido do governador Geraldo Alckmin e deixar a disputa.
Covas transferiu seu domicílio eleitoral de Santos para São Paulo no ano passado para disputar a postulação a prefeito.
Alckmin falou com Bruno Covas ontem. Hoje eles voltaram a se falar, depois que ficou claro que Andrea Matarazzo sairia do páreo. Covas disse que sua candidatura era do partido e de lealdade a Alckmin, e, portanto, não faria sentido mantê-la à revelia do governador.
O neto do ex-governador Mario Covas ainda acalenta a possibilidade de pleitear a vice caso Serra vença as prévias --que, por ora, ainda acontecerão, já que José Anibal e Ricardo Tripoli recusaram apelos para desistir.
Juros continuarão caindo, diz presidente do Banco Central
O Banco Central pretende continuar baixando a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, atualmente em 10,5% ao ano, até que ela chegue a um dígito, afirmou neste domingo (26) o presidente da instituição, Alexandre Tombini.
"O Banco Central sinalizou recentemente que há uma alta probabilidade de que tenhamos no Brasil no futuro uma taxa de um dígito. Essa estratégia não se alterou até hoje", afirmou Tombini a jornalistas na Cidade do México, onde participa de reunião entre ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais do G-20 (grupo de países ricos e em desenvolvimento).
"Naturalmente, na próxima semana [o Comitê de Política Monetária do BC se reunirá nos dias 6 e 7 de março para decidir se muda ou mantém a taxa Selic], levaremos todas as informações em consideração para a decisão de nossa taxa de política monetária."
O BC vem reduzindo a taxa básica desde agosto, e há dúvida no mercado de quanto mais é possível baixar.
Tombini evitou falar da relação entre juros e a pressão inflacionária, mas notou que há grande preocupação do BC brasileiro e dos demais BCs mundo afora com os preços do petróleo, que sofrem uma escalada ante os temores de um conflito no Irã.
A respeito da valorização do real, Tombini reafirmou que o BC continuará intervindo no mercado --como fez duas vezes nesta semana para conter a queda do dólar.
"Nosso nível de reservas em relação ao tamanho de nossa economia, é moderado", afirmou. "O Banco Central vai continuar atuando sempre que necessário, tanto no mercado à vista, por intervenções esterilizadas, e se for preciso entrar em outros seguimentos do mercado de câmbio, como o mercado de derivativos."
Tombini acampanha o ministro da Fazenda, Guido Mantega, à reunião do G-20 financeiro --que congrega ministros das finanças e presidentes de bancos centrais das grandes economias desenvolvidas e emergentes-- que ocorre neste fim de semana no México.
70% da base na Antártida foi destruída, informa Marinha
O incêndio na casa de máquinas da Estação Antártica Comandante Ferraz levou à destruição de 70% da base, informou neste domingo (26) a Marinha. Além disso, foi divulgado que os corpos dos militares mortos no acidente foram encontrados. O acidente, que ocorreu na madrugada de sábado.
"A avaliação preliminar da equipe do Grupo-Base que esteve na estação brasileira indica que aproximadamente 70% das instalações foram destruídas pelo fogo. O prédio principal da base, onde ficavam a parte habitável e alguns laboratórios de pesquisas, foi completamente atingido pelo incêndio, tendo permanecidos intactos os refúgios (módulos isolados para casos de emergência), os laboratórios (de meteorologia, de química e de estudo da alta atmosfera), os tanques de combustíveis e o heliponto da estação, que são estruturas isoladas do prédio principal", diz a Marinha, em nota oficial.
Incêndio destruiu base brasileira na Antártida
Os corpos do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, que morreram ao tentar impedir o incêndio na estação, foram transferidos para a Base Chilena Eduardo Frei. Permanecerão lá até as condições meteorológicas na região tornarem possível o transporte para a cidade de Punta Arenas, no Chile. Posteriormente, serão trazidos para o Brasil.
O militar ferido, primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, foi recebido em Punta Arenas por um médico da Marinha e transferido para o Hospital das Forças Armadas do Chile, onde está internado para observação e curativos. Medeiros não corre risco de morte e não há restrições quanto ao regresso ao Brasil.
Os 30 pesquisadores, o alpinista, o representante do Ministério do Meio Ambiente e os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, devem decolar às 15h deste domingo, com chegada prevista à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro às 23h50. O Hércules fará escala em Pelotas (RS) para o desembarque de quatro pesquisadores.
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Resistência a mudanças
Era uma vez um lindo aquário, enorme, onde havia muitos peixes de vários tipos e tamanhos.
Na parte de cima do aquário ficavam os peixes grandes. Esses estavam sempre satisfeitos pois quando a comida era jogada na água, eram os primeiros a comer.
Logo abaixo deles, estavam os peixes de porte médio. Esses ainda conseguiam se alimentar bem, de certa forma, porque havia sobras dos maiores. Contudo, não havia tanta comida para que pudessem ficar grandes.
Por fim, na parte de baixo estavam os pequenos peixes. Para esses, a comida era quase insuficiente. Mal dava para deixá-los vivos.
Foi justamente entre esses últimos, que nasceu um peixinho. Tão logo se deu conta da situação, passou a manifestar seu inconformismo. E, porque desejasse uma solução, começou a nadar pelo aquário.
Por fim, descobriu um pequeno buraco. Com a esperança de mudar aquele quadro onde nascera, o peixinho passou pelo buraco.
Encontrou, então, um fio d´água que o levou a um ralo, caiu em um encanamento e foi parar em um rio.
Curioso e atento, verificou que ali havia muito espaço para nadar, que podia ir para onde quisesse e que a comida era abundante.
Altruísta, logo pensou em como os que viviam no aquário poderiam ali ser felizes. Havia espaço e comida suficientes para todos viverem bem.
Por isso, voltou depressa para contar a grande novidade.
Foi um grande alvoroço e a indagação se fez:
Como chegar a esse lugar maravilhoso, de tanta abundância?
Estrategicamente, o peixinho estabeleceu regras: os peixes da parte de cima deveriam vir para a parte de baixo. Precisavam perder peso para poder passar pelo buraco pequeno.
Os peixes da parte intermediária deveriam se alimentar menos pois também precisavam perder um pouco de peso.
Quanto aos peixes de baixo deveriam subir para se alimentarem um tanto mais a fim de terem forças suficientes para a longa viagem.
Nesse momento, começou a grande discussão. Uns se revoltaram contra o peixinho, outros questionaram a validade de tudo aquilo.
Estabeleceu-se o caos. Discussão. Discórdia.
Finalmente, depois de muita briga, os peixes se uniram e deliberaram matar o causador de todo aquele transtorno.
* * *
O apólogo nos remete a pensar a respeito da resistência que, de um modo geral, se tem para com as mudanças.
Não é raro se ouvir de que sempre se viveu assim. Por que se deve mudar?
Com isso, conselhos, opiniões, ideias são mortas, simplesmente porque não se deseja sair da zona de conforto para tentar algo diferente.
Algo que pode ser muito bom ou proveitoso ou que poderá trazer muita felicidade.
Resistência a mudanças impede as criaturas de conhecer coisas maravilhosas, de serem mais felizes, de descobrirem uma vida mais rica.
Pensemos nisso e se nos descobrirmos resistentes, cubramo-nos de humildade, modificando-nos.
Redação do Momento Espírita, com base em história de
autoria desconhecida.
Em 25.02.2012.
Serra desiste da Presidência para disputar prefeitura, diz Kassab
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), disse neste sábado (25) que o tucano José Serra tem um projeto de cinco anos com a cidade de São Paulo. Ao dizer isso, Kassab indica que Serra desistiu de se candidatar à Presidência da República. A referência dos cinco anos de trabalho pela cidade inclui a candidatura de Serra neste ano e mais quatro anos como prefeito.
"Essa questão [de se candidatar à Presidência] está encerrada na vida do Serra. Ele abandona esse projeto. Ele deixou isso muito claro. Ele tinha um grande projeto, aliás legítimo, de ser presidente. Caso fosse candidato de novo, se fosse eleito, seria um grande presidente, mas ele entendeu que deveria abandonar esse projeto. E ele abandonou", afirmou Kassab em uma visita a uma praça da Freguesia do Ó, zona norte da capital.
José Serra (esq.) durante evento do governo de São Paulo ao lado de Geraldo Alckmin
Segundo o fundador do PSD, a partir de agora a vida pública do tucano está toda voltada para a cidade de São Paulo. "As suas preocupações, seus projetos, seus estudos [estão voltadas para São Paulo]. É por isso que eu digo que a cidade ganha com um grande pré-candidato, depois um grande candidato e prefeito. Os próximos cinco anos dele serão voltados para a cidade."
Kassab disse que Serra definiu sua posição ontem. Depois disso, os dois conversaram pessoalmente sobre uma aliança e apoio entre o PSDB e PSD.
"Eu o apoio porque ele é ótimo para a cidade. Ele é meu candidato, terá meu voto. O Serra, por sua história, não precisa de nenhuma condição", ressaltou Kassab.
Perguntado se a aproximação do PSD com o PT e seu pré-candidato, Fernando Haddad, teria sido o motivo da decisão de Serra, o prefeito disse que não. "Ele não demorou a se posicionar. Cada partido tem o seu tempo. As convenções são em junho. O Serra não demorou, ele definiu dentro dos prazos. Não tem ligação [com as conversas do PSD com o PT]."
Sobre a possibilidade de Serra ter em sua base o PSD e o antigo partido de Kassab, o DEM, o prefeito não vê problema. "O Serra tem experiência na vida pública, é um conciliador. Todos os partidos que entendem que ele é o melhor para a cidade de São Paulo saberão compreender e apresentar sua visão para que seja um bom candidato", afirmou.
Sobre uma possível chapa "puro-sangue" do PSDB, Kassab disse que é possível, mas diz que não acredita que isso ocorra. "Uma aliança ampla como está sendo feita pressupõe uma chapa com candidatos de outros partidos."
Adolescente morta no Hopi Hari é enterrada em Guarulhos (SP)
O corpo da adolescente Gabriela Yukay Nychymura, 14, morta sexta-feira após cair de um brinquedo do parque de diversões Hopi Hari, foi enterrado na tarde deste sábado no Cemitério Parque Jardim das Primaveras I, em Guarulhos (Grande SP).
A família fez um culto durante o velório de Gabriela na Igreja Evangélica Holiness de Guarulhos. Ninguém quis falar com a imprensa.
Cerca de cem pessoas, entre familiares e amigos, acompanharam a cerimônia, que teve um cortejo ao som de violino.
A assessoria do Hopi Hari informou que o parque vai arcar com todas as despesas da cerimônia.
Enterro da menina Gabriela Yukay, 14, que morreu ontem ao cair de brinquedo no parque Hopi Hari, em SP
O ACIDENTE
Gabriela Yukay Nychymura caiu do brinquero por volta das 10h20 de ontem (24). Ela foi encaminhada ao hospital com traumatismo craniano, mas chegou sem vida ao local. O acidente ocorreu no brinquedo La Tour Eiffel, um elevador com 69,5 metros.
Gabriela vivia no Japão e estava passando as férias na casa de familiares em Guarulhos (Grande SP). Segundo a polícia, ela estava no parque com a mãe e o pai, que são brasileiros.
"Uma testemunha que estava entrando no parque disse categoricamente que viu o corpo ser lançado depois da trava abrir", afirmou o delegado de Vinhedo, Álvaro Santucci.
O brinquedo foi vistoriado anteontem, mas a prioridade foram os blocos que estavam em funcionamento.
Neste sábado, o parque de diversões reabriu regularmente, mas a La Tour Eiffel continuava interditada.
Em nota, o parque informou que recebeu os visitantes que, como em todos os finais de semana, se programam com antecedência para visitá-lo.
"No momento da freada brusca, olhei para cima. Vi quando a trava se levantou e ela caiu. O barulho da pancada foi forte. Fiquei muito apavorada", disse a turista mineira Cátia Damasceno, 30, ainda transtornada na porta da delegacia.
Segundo o delegado Álvaro Santucci Jr., outras duas testemunhas que prestaram depoimento disseram ter visto o equipamento de segurança destravado.
O músico Victor Kawamura, 20, foi um dos que presenciaram o acidente. "Fiquei olhando e, na hora da brecada, a menina caiu. Ela chegou a gritar e, depois, deu para ouvir o barulho. A trava estava levantada e ela caiu de cabeça. Foi horrível", relatou.
A professora Lilian Galdino, 29, estava ao lado da vítima, no brinquedo. "Ela estava como todo o mundo fica, mas estava segurando embaixo e não na trava", disse.
A polícia ainda vai ouvir representantes do parque e os pais da adolescente. O inquérito deve ficar pronto em até 30 dias.
A principal hipótese é que a trava de segurança se abriu quando o brinquedo, conhecido por Torre Eiffel, começou a frear, a cerca de 25 metros do chão.
OUTRO CASO
Em setembro de 2007, o estudante Arthur Wolf, 15, morreu após passar mal em uma atração chamada Labirinto (um corredor de 130 metros com salas, atores vestidos de monstros, fumaça cenográfica e jogos de luzes).
O estudante integrava uma excursão com cerca de 200 alunos do Centro Educacional Etip, de Santo André (na Grande São Paulo). O grupo passou o dia no parque com professores.
Acidente na Torre Eiffel, do Hopi Hari, matou uma adolescente
Ministro da Defesa confirma morte de dois militares brasileiros na Antártida
O ministério da Defesa confirmou que dois corpos foram achados nos escombros da Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar brasileira de pesquisas na Antártida destruída após incêndio na madrugada deste sábado. Há indícios de que os corpos sejam do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto Lopes dos Santos, que estavam desaparecidos.
A Força Naval enviará uma equipe de peritos para identificá-los e confirmar os óbitos, diz a nota do ministério.
Outro ocupante da estação, o sargento Luciano Gomes Medeiros encontra-se internado em virtude de ferimentos. Ele será transferido ainda hoje para Punta Arenas e, depois, para o Rio de Janeiro.
Informações preliminares da Marinha do Brasil informaram que um incêndio na "praça de máquinas", local onde ficam os geradores de energia da Estação Ferraz, causou uma explosão que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar brasileira de pesquisas na Antártida.
A base tinha uma infraestrutura que incluía laboratórios científicos bem equipados, dormitórios e cozinha industrial, biblioteca, oficinas e instalações técnicas para embarcações usadas em expedições.
A Marinha disse estar "extremamente consternada" com o ocorrido. A estação, que começou a operar em 1984, atualmente abrigava 59 pessoas.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, divulgou nota de pesar após ter sido informado pelo comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, sobre o acidente.
Segundo o ministério, Amorim recebeu a notícia no início da manhã e, em seguida, informou a presidente, Dilma Rousseff, do ocorrido.
Um Avião da FAB C-130 decolou às 17h30 deste sábado da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, em direção ao Chile para resgatar os brasileiros que estavam na estação.
De acordo com a Aeronáutica, o avião fará um pouso em Pelotas (RS) e deverá chegar a Punta Arenas, no Chile, por volta das 3h de amanhã, já considerado o novo horário nacional. Ainda não há confirmação sobre o retorno da aeronave. A previsão é que isso aconteça na tarde de domingo.
Fonte: http://www.folha.uol.com.br/
Falhas e omissões atrasam processos contra políticos, aponta levantamento
Inquéritos que tiveram políticos brasileiros como alvo nos últimos anos demoraram mais tempo do que o normal para chegar a uma conclusão, e processos abertos pelo Supremo Tribunal Federal contra eles se arrastam há mais de dez anos sem definição, de acordo com um levantamento inédito feito pela Folha.
O levantamento em 258 processos mostra que, além da grande quantidade de recursos prevista na legislação, os atrasos são provocados por falhas de juízes, procuradores e policiais.
Em média, a Polícia Federal leva pouco mais de um ano para concluir uma investigação. Já os inquéritos analisados pela Folha que já foram encerrados consumiram o dobro de tempo.
Documentos com a íntegra destes 258 processos estão disponíveis na página da "Folha Transparência", conjunto de iniciativas do jornal para divulgar informações de interesse público mantidas sob controle do Estado. Os primeiros 21 processos já estão no ar.
Durante quatro meses, a Folha analisou processos que envolvem políticos e estão em andamento no STF ou foram arquivados pela corte recentemente, incluindo inquéritos ainda sem desfecho e ações penais à espera de julgamento.
Os processos envolvem 166 políticos que só podem ser investigados e processados no Supremo, um privilégio garantido pela Constituição ao presidente da República e seu vice, a deputados federais, senadores e outras autoridades.
O senso comum sugere que esse tipo de coisa acontece porque os políticos têm condições de pagar bons advogados para defendê-los na Justiça, mas a análise dos processos mostra que em muitos casos as investigações simplesmente não andam, ou são arquivadas sem aprofundamento.
Só dois casos do conjunto analisado pelo jornal estão prontos para ir a julgamento.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Não nos permitamos
Refletindo sobre nossos companheiros de jornada, é provável que, em alguns momentos da vida, nos deparemos com uma angustiante questão.
Olhamos para nossos pais, cônjuge, filhos ou amigos e nos perguntamos: Quando foi a última vez que recebi ou que lhes ofertei um abraço?
O toque, seja através do afago, do beijo ou do abraço expressa nossos sentimentos, enche a vida de ternura e aquece a alma de quem o oferece e de quem o recebe.
As manifestações sinceras de afeto fazem as pessoas se sentirem amadas e queridas pois demonstram o amor que as envolve.
Ter a liberdade de falar sobre os sentimentos e expressá-los, com equilíbrio e sensatez, também mantém apertados os laços que nos unem às pessoas com as quais nos relacionamos.
Ao constatarmos a distância estabelecida sutilmente entre os afetos, uma grande tristeza nos invade. É o momento em que nos questionamos: Quando e como começou a ser estabelecida essa distância?
Como pudemos permitir que chegasse a esse ponto? Quem foram os responsáveis? E agora? Como fazer para construir novamente essa ponte de ligação com as pessoas amadas?
Olhamos para trás buscando as respostas, na tentativa de começar a construir um caminho diferente, uma nova aproximação.
Muitas vezes, essas respostas não serão facilmente encontradas pois, por mais que busquemos nos arquivos de nossa memória, será difícil identificar o registro de quando foi que tudo começou.
Essa análise do passado é importante, pois descobrindo onde erramos, podemos, a partir dessa constatação, agir de outra forma.
Verificamos então, que talvez tenhamos nos permitido adotar algumas atitudes que podem ter nos distanciado lenta e gradativamente dos seres amados.
Foi o Bom dia deixado de lado pela pressa de começar logo as atividades de mais uma jornada de trabalho; o Boa noite esquecido, vencido pelo cansaço.
Os sentimentos ocultados pela quietude diária, onde cada um se envolve apenas com suas próprias questões pessoais.
A falta de compreensão e de companheirismo, o egoísmo, as mentiras sutis, as mágoas acumuladas e os pequenos desentendimentos.
Essas atitudes são como gotas pequeninas que, com o tempo, se transformam em imensos oceanos.
E quando nos damos conta, não mais sabemos atravessar esse espaço e tocar alguém que tanto estimamos.
* * *
Não deixemos que isso aconteça pois transpor essa distância que construímos é uma difícil tarefa.
Não nos permitamos deixar de dar o sorriso de boas vindas, o abraço de despedida, o afago de boa noite e de bom dia. Esse esquecimento pode significar o início dessa barreira invisível que se forma entre as pessoas.
Falar sobre os sentimentos, perguntar com interesse como vai o outro, escutar, importar-se, perceber o que incomoda, vibrar com o que felicita, dividir as angústias e as alegrias, faz muita diferença.
Lembremos que todas as manifestações sinceras de carinho e amor são vibrações que envolvem o próximo, aquecem as almas, alegram e embelezam a vida.
Redação do Momento Espírita.
Em 24.02.2012.
Petrobras anuncia descoberta de petróleo em bloco compartilhado
A Petrobras anunciou a descoberta de petróleo leve em águas muito profundas do litoral brasileiro, em um bloco explorado em parceria com a espanhola Repsol.
O feito ocorreu no bloco Banco Mundial-S-9, nas reservas do pré-sal, jazidas em águas profundas do Oceano Atlântico abaixo da camada de sal que em alguns pontos atinge os dois quilômetros de espessura.
Pelo comunicado, a empresa identificou petróleo de 27 graus na escala API em um novo poço batizado como Carioca Sela, a 270 quilômetros do litoral do estado de São Paulo. A jazida fica em uma lâmina de água de 2.149 metros, a uma profundidade aproximada de 5.250 metros.
O consórcio de exploração, no qual Petrobras dispõe de 45%, a britânica BG Group de 30% e Repsol Sinopec de 25%, "dará continuidade às atividades e investimentos necessários" para avaliar as reservas encontradas na região, acrescenta o comunicado.
A Petrobras registrou produção média de gás e petróleo de 2,73 milhões de barris de petróleo equivalentes por dia em janeiro deste ano, volume que supera em 2,6% o número registrado no mesmo mês de 2011.
Só nas bacias de exploração no Brasil, a produção média alcançou 2,49 milhões de barris equivalentes por dia no período de referência, 2,8% acima do que no primeiro mês de 2011, detalhou a empresa em comunicado. A empresa atribuiu os resultados ao início da produção em novos poços distribuídos por várias plataformas.
Governo planeja financiamento de R$ 65 bi ao etanol em 4 anos
O governo lançou nesta sexta-feira um plano que prevê financiamentos da ordem de R$ 65 bilhões até 2015 ao setor de cana-de-açúcar com o objetivo de expandir a oferta da matéria-prima para a produção de etanol no Brasil, informou o Ministério da Agricultura.
O plano visa elevar a produção de etanol após uma queda de quase 20% na atual temporada no centro-sul do Brasil, região que responde por cerca de 90% da moagem de cana, que sofreu os efeitos de problemas climáticos e do envelhecimento dos canaviais, após anos de investimentos insuficientes.
A proposta do ministério é atender "à crescente demanda nacional e o potencial do mercado externo por etanol".
Na atual temporada, os motoristas de carros flex optaram em sua maioria pela gasolina, mais competitiva na comparação ao etanol hidratado, em meio à alta dos preços pela quebra de safra e ao controle da cotação do combustível fóssil pelo governo.
A fonte dos recursos do programa ainda não está totalmente definida. Mas o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que já tem um programa de R$ 4 bilhões para a renovação dos canaviais em 2012, é uma das instituições que ofertará crédito, segundo o ministério.
O governo também deverá exigir que o setor bancário destine um maior volume dos recursos obrigatórios para o financiamento do setor de cana.
Uma definição sobre essas e outras questões poderá ocorrer na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional, na quinta-feira que vem, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, que acrescentou que o plano para a expansão do etanol já está previamente acordado com outros ministérios, como Minas e Energia e Fazenda.
TIM é proibida de vender novas linhas em Pernambuco
A Justiça Federal proibiu a TIM de habilitar novas linhas e vender novas assinaturas em Pernambuco por ao menos 30 dias.
A decisão, provisória e passível de recurso, atendeu pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Estado e da Adeccon (Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor).
As entidades apontam problemas constantes na prestação de serviços pela operadora, como a interrupção de ligações e ausência de sinal.
Na liminar, concedida ontem, a Justiça fixou multa de R$ 10 mil por nova linha comercializada sem autorização, e de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento da determinação.
A TIM só poderá retomar as vendas após comprovar possuir equipamentos e instalações suficientes para atender a demanda estadual.
Pelos mesmos motivos, a operadora também foi proibida pelo TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), em dezembro passado, de vender novas linhas no Ceará. O tribunal reverteu a decisão em janeiro.
Em Pernambuco, apesar da ordem, as vendas foram normais nesta sexta-feira. Em nota, a operadora informou que ainda não havia sido notificada e que "a partir da confirmação da decisão, observará a determinação judicial".
A empresa afirmou ainda que promove "investimentos consistentes" em Pernambuco". Citou R$ 80 milhões em recursos para instalação de 3.800 novos equipamentos de transmissão, o que elevaria em 66% a base da operadora no Estado.
Até 2014, a TIM informou que pretende investir R$ 250 milhões em infraestrutura. A operadora não informou se recorrerá da decisão judicial.
Mizael se entrega à polícia após mais de um ano foragido
O advogado e ex-policial militar Mizael Bispo de Souza se entregou nesta sexta-feira, ao juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano, no Fórum de Guarulhos (Grande SP). Ele é acusado de matar a ex-namorada Mércia Nakashima, também advogada.
Mizael Bispo de Souza durante audiência no Fórum de Guarulho para ouvir testemunhas do assassinato de Mércia
Souza era considerado foragido desde dezembro de 2010, quando o juiz decretou sua prisão. Mizael deve ser levado ainda hoje para o presídio militar de Romão Gomes.
A defesa de Mizael disse já entrou com pedido na Justiça para que ele cumpra prisão domiciliar. "Como ele é advogado, tem direito a uma cela especial. Mas como esse tipo de cela não existe a única opção é a prisão domiciliar", afirmou o advogado de Mizael Samir Haddad Júnior.
"Ele está aliviado em se entregar. Agora vai poder ver a família dele, a filha dele tranquilamente", disse.
Haddad afirmou que sempre conversou com o cliente por telefone e declarou que não sabia onde Mizael estava. "Se a polícia soubesse onde ele estava havia prendido. Se sabia, prevaricou".
O advogado disse ainda que Mizael se apresentou acompanhado de advogados de Guarulhos nesta tarde. Segundo Haddad, ele está sendo levado para o presídio militar Romão Gomes porque não é um ex-PM, mas sim um policial militar aposentado por invalidez. O presídio Romão Gomes nos últimos anos não tem mais recebido ex-policiais.
Mizael e o vigia Evandro Bezerra Silva, tido como seu cúmplice no crime, foram denunciados por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, cruel e sem possibilidade de defesa da vítima). Eles negam participação.
Mércia desapareceu em 23 de maio de 2010. Seu carro foi encontrado em uma represa de Nazaré Paulista no dia 10 de junho daquele ano. O corpo da advogada foi localizado no dia seguinte.
Mizael é acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. O vigia Evandro, acusado de ajudar Mizael, foi denunciado sob acusação de homicídio duplamente qualificado.
Ele chegou a falar, em depoimento à polícia, que combinou de ir buscar Mizael na represa no dia do desaparecimento de Mércia, mas depois mudou a versão e negou envolvimento com o crime.
HABEAS CORPUS
Mizael teve diversos pedidos de habeas corpus negados pela Justiça no período em que esteve foragido.
Em dezembro do ano passado o STJ negou dois pedidos apresentados pela defesa do ex-PM. Segundo o STJ, em um dos habeas corpus a defesa alegava incompetência dos juízes de Guarulhos (Grande São Paulo) para julgar o caso, já que o crime ocorreu em Nazaré Paulista (64 km de São Paulo). O segundo pedia a revogação da prisão preventiva.
Em maio, o STJ já havia negado um pedido de habeas corpus protocolado pela defesa do acusado, que pedia a revogação da prisão preventiva do ex-policial decretada em dezembro do ano passado pela Vara do Júri de Guarulhos.
Antes, a Justiça de São Paulo tinha negado o pedido de liberdade aos acusados em fevereiro.
Em janeiro, o Tribunal de Justiça também já tinha negado a devolução de bens de Mizael. Ele havia pedido a devolução de celulares, armas, roupas e sapatos que estão sob a guarda do juiz da Vara do Júri de Guarulhos desde o início da investigação sobre o crime.
CRONOLOGIA DO CASO
2010
23 de maio
A advogada Mércia Nakashima desaparece após almoçar com a família.
10 e 11 de junho
O carro da advogada é encontrado na represa de Nazaré Paulista (64 km de SP) no dia 10 de junho, e seu corpo no dia seguinte.
25 de junho
A Justiça de São Paulo decreta a prisão preventiva do vigia Evandro Bezerra Silva, depois de ele não aparecer para prestar depoimento no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
9 de julho
O vigia Evandro Bezerra Silva é preso na cidade de Canindé do São Francisco, em Sergipe.
10 de julho
Justiça decreta a prisão temporária de Mizael Bispo de Souza, 40, ex-namorado da advogada Mércia Nakashima, suspeito de ter participado do crime.
14 de julho
Justiça suspende pedido de prisão de Mizael, que não chegou a ser preso.
2 de agosto
O promotor de Justiça de Guarulhos (Grande SP) Rodrigo Merli Antunes oferece denúncia (acusação formal) contra o policial reformado Mizael Bispo de Souza, apontado pela polícia como autor da morte da ex-namorada Mércia Nakashima. Antunes também pediu a prisão preventiva de Mizael, que está em liberdade, e a conversão da prisão temporária de Silva para preventiva. Mizael foi acusado de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.O vigia Evandro Bezerra Silva, acusado pela polícia de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
3 de agosto
A Justiça de Guarulhos (Grande São Paulo) aceita a denúncia (acusação formal) do Ministério Público contra Mizael Bispo de Souza e do vigia Evandro Bezerra da Silva e decreta a prisão preventiva dos dois acusados. Eles são acusados de matar Mércia, e passam a ser réus no processo.
4 de agosto
O advogado de Mizael Bispo de Souza, Samir Haddad Junior, entra com pedido de habeas corpus. Mizael é considerado foragido.
5 de agosto
A desembargadora Angélica de Almeida, da 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspende a prisão preventiva do advogado e policial militar reformado Mizael Bispo de Souza, suspeito de matar a ex-namorada.
9 de agosto
A 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo suspende a prisão preventiva do vigia Evandro Bezerra da Silva.
11 de agosto
Polícia faz a reconstituição de parte do dia em que Mércia Nakahima desapareceu. A polícia refez os passos de Mizael das 11h do dia 23 de maio até por volta de 18h40. Mércia teria sido vista pela última vez por volta de 18h30. Segundo o delegado Antônio de Olim, que coordenou a investigação, a vistoria serviu para reforçar as contradições no depoimento do suspeito Mizael Bispo Souza.
31 de agosto
Instituto de Criminalística entrega à Polícia Civil de São Paulo e ao Ministério Público o laudo pericial sobre a morte da advogada Mércia Nakashima. A principal evidência apresentada no documento é uma alga encontrada em um sapato de Mizael Bispo de Souza, ex-namorado da jovem, que seria compatível com alga presente na represa de Nazaré Paulista (64 km de SP), local onde o corpo dela foi encontrado.
18 a 21 de outubro
Justiça de Guarulhos ouve 21 testemunhas do caso, além dos dois acusados, durante audiência de instrução.
7 de dezembro
Juiz decreta a prisão preventiva de Mizael Bispo de Souza e do vigia Evandro Bezerra da Silva e decide levar os dois acusados ao júri popular. Os dois não se entregam e são considerados foragidos.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Página do caminho
Para se lançar nas atividades do bem, não aguarde o companheiro perfeito.
A perfeição não costuma se fazer presente na rota dos seres em evolução.
Você esperava ansiosamente a criatura irmã para formar o lar mais ditoso.
Entretanto, o matrimônio lhe trouxe alguém a reclamar sacrifício e ternura.
Contava com seu filho para ser um amigo próximo e fiel, a compartilhar seus sonhos e ideais.
Contudo, ele alcançou a mocidade e fez-se homem sem se interessar por seus projetos.
Você se amparava no companheiro de ideal, que lhe parecia digno e dedicado.
Mas, de um momento para o outro, a amizade pura degenerou em discórdia e indiferença.
Mantinha fé no orientador que parecia venerável, em suas palavras sábias e em seus atos convincentes.
No entanto, um dia ele caiu de modo formidável, arrastado por tentações de que não se preveniu a contento.
É compreensível e humana a dor de ver ruírem esperanças e relações.
Contudo, embora mais solitário, continue firme no trabalho edificante que lhe constitui o ideal.
Cada homem carrega consigo seus potenciais e dificuldades.
A queda e a deserção de um não justificam as de outro.
Sempre é possível mirar-se em quem cai e passa a rastejar.
Entretanto, convém antes pensar nos que seguem adiante, altivos e valorosos.
De um modo ou de outro, cada homem responde pelas consequências que gera.
Na hora de enfrentá-las, será de pouco conforto lembrar que outros também padecem pela adoção de semelhante conduta.
É normal desejar companheiros de ideais e afeições puras nas quais se fortaleça.
Mas, quase sempre, aqueles a quem você considera como os afetos mais doces possuem importantes fragilidades.
Deseja que sejam autênticos sustentáculos na luta, quando simbolizam tarefas que solicitam renúncia e amor de sua parte.
Se deseja viver no bem, não valorize o gelo da indiferença e o fel da incompreensão.
Lembre-se de que o coração mais belo que pulsou entre os homens respirava na multidão e seguia só.
Possuía legiões de Espíritos angélicos.
Mas aproveitou o concurso de amigos frágeis que O abandonaram na hora extrema.
Ajudava a todos e chorou sem ninguém.
Mas, ao carregar a cruz, no monte áspero, continuou a legar preciosas lições à Humanidade.
Ensinou que as asas da Imortalidade podem ser extraídas do fardo de aflição.
Também mostrou que, no território moral do bem, alma alguma caminha solitária.
Embora a aparente derrota no mundo, todas seguem amparadas por Deus rumo a destinos gloriosos.
Pense nisso.
Redação do Momento Espírita, com base no cap. 33, do livro O
Espírito da Verdade, por Espíritos diversos, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.
Em 23.02.2012.
Receita anuncia mudanças na emissão de boletos para IR devido
A Receita Federal não vai mais permitir, a partir deste ano, imprimir todos os boletos das cotas em caso de parcelamento do Imposto de Renda Pessoa Física devido.
Segundo a secretária-adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, até então, quando o contribuinte optava pelo parcelamento do imposto devido, o programa emitia todas as guias de pagamento. Porém, esse documento não vinha corrigido pela taxa Selic e isso fazia com que o contribuinte fizesse o pagamento com o valor sem a correção.
"Nós percebemos que o contribuinte acaba pagando sem fazer o recálculo, já que o programa não faz. Então, para evitar esse tipo de erro, o programa não irá mais emitir todos os boletos, apenas a primeira cota ou o total. Ao longo do ano, ele [o contribuinte] vai ter que entrar no site da Receita para fazer o cálculo do DARF e emitir o documento", afirmou.
A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.
Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011.
PROGRAMA PARA PREENCHIMENTO
O programa do Imposto de Renda Pessoa Física 2012, ano-base 2011, estará disponível para download na página da Receita Federal a partir de amanhã (24), às 8h. Com isso, o contribuinte poderá preencher a declaração antes do início do envio dos documentos, que começa no dia 1º de março --quando o programa necessário para fazer o envio poderá ser baixado.
Também nesta sexta-feira, será possível acessar um tutorial sobre as regras do tributo. O modelo, que é o mesmo utilizado no ano passado, se parece com uma "linha de metrô", e o contribuinte poderá tirar dúvidas sobre várias fases da declaração.
Segundo a secretária-adjunta da Receita, no ano passado, a "linha de metrô" teve 26,36 milhões de acessos. "Os contribuintes aprovaram e utilizaram bastante o tutorial sobre o Imposto de Renda. Dessas 26 milhões de pessoas, 80 mil responderam aos questionários. Dessas respostas, 89% nos responderam que encontraram o que buscaram e 95% consideraram de fácil compreensão as respostas", afirmou.
Fonte: http://www.folha.uol.com.br/
Brasil tem deficit de US$ 7 bi na conta corrente de janeiro
As transações do Brasil com o exterior --como compras e vendas de bens e serviços e transferências de rendas-- registraram deficit de US$ 7,086 bilhões no mês de janeiro -- o maior desde 1947 quando o Banco Central começou a divulgar esse dado. No mesmo período em 2011, o resultado também havia sido negativo em US$ 5,584 bilhões.
O desempenho negativo das transações correntes foi influenciado pelo deficit na balança comercial no mês, quando as importações de produtos superou as exportações brasileiras em US$ 1,292 bilhão.
Além disso, a conta de serviços, onde são computadas viagens internacionais, por exemplo, também foi negativa em US$ 3,397 bilhões e o envio de rendas para o exterior --como os lucros de investimentos-- também superou a entrada desses recursos no país em US$ 2,575 bilhões.
As transações correntes foram negativas em US$ 7,1 bilhões o que leva ao um deficit de US$ 54,1 bilhões no acumulado dos últimos doze meses. A dívida é equivalente a 2,17% do PIB.
Em dezembro, o país registrou deficit em transações correntes de US$ 6,04 bilhões. No ano, o deficit atingiu US$ 52,61 bilhões, ante US$ 47,323 bilhões em 2010.
INVESTIMENTOS
A conta que registra a entrada e saída de investimentos, porém, teve saldo positivo em janeiro, compensando o desempenho ruim das transações correntes. O investimento estrangeiro no setor produtivo brasileiro somou US$ 5,433 bilhões em janeiro, contra US$ 2,953 bilhões no mesmo mês em 2011.
Já os investimentos em carteira --em ações e títulos de renda fixa, por exemplo-- somaram US$ 4,932 bilhões, ante US$ 3,33 bilhões em janeiro do ano passado.
RESERVAS
As reservas internacionais atingiram US$ 355,1 bilhões em janeiro de 2012, aumento de US$ 3,1 bilhões em relação ao montante do mês anterior. A receita de remuneração das reservas totalizou US$ 410 milhões, enquanto as demais operações externas, relacionadas principalmente a variações de preços e de paridades, elevaram o estoque em US$ 2,7 bilhões.
Gastos dos brasileiros no exterior foi de US$ 2 bi em janeiro
Com as férias escolares e o dólar mais baixo, turistas brasileiros deixaram no exterior US$ 1,996 bilhão no mês de janeiro, segundo dados do Banco Central. Em janeiro do ano passado, o valor havia sido de US$ 1,777 bilhão.
No mesmo período, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil US$ 661 milhões, contra US$ 600 milhões. Em janeiro, o saldo entre os gastos de brasileiros e estrangeiros ficou negativo de US$ 1,335 bilhão.
Em todo o ano passado, as despesas de brasileiros no exterior somaram US$ 21,234 bilhões.
CONTA CORRENTE
As transações do Brasil com o exterior --como compras e vendas de bens e serviços e transferências de rendas-- registraram deficit de US$ 7,086 bilhões no mês de janeiro. No mesmo período em 2011, o resultado também havia sido negativo em US$ 5,584 bilhões.
O desempenho negativo das transações correntes foi influenciado pelo deficit na balança comercial no mês, quando as importações de produtos superou as exportações brasileiras em US$ 1,292 bilhão.
Além disso, a conta de serviços, onde são computadas viagens internacionais, por exemplo, também foi negativa em US$ 3,397 bilhões e o envio de rendas para o exterior --como os lucros de investimentos-- também superou a entrada desses recursos no país em US$ 2,575 bilhões.
As transações correntes foram negativas em US$ 7,1 bilhões o que leva ao um deficit de US$ 54,1 bilhões no acumulado dos últimos doze meses. A dívida é equivalente a 2,17% do PIB.
Em dezembro, o país registrou deficit em transações correntes de US$ 6,04 bilhões. No ano, o deficit atingiu US$ 52,61 bilhões, ante US$ 47,323 bilhões em 2010.
INVESTIMENTOS
A conta que registra a entrada e saída de investimentos, porém, teve saldo positivo em janeiro, compensando o desempenho ruim das transações correntes. O investimento estrangeiro no setor produtivo brasileiro somou US$ 5,433 bilhões em janeiro, contra US$ 2,953 bilhões no mesmo mês em 2011.
Já os investimentos em carteira --em ações e títulos de renda fixa, por exemplo-- somaram US$ 4,932 bilhões, ante US$ 3,33 bilhões em janeiro do ano passado.
RESERVAS
As reservas internacionais atingiram US$ 355,1 bilhões em janeiro de 2012, aumento de US$ 3,1 bilhões em relação ao montante do mês anterior. A receita de remuneração das reservas totalizou US$ 410 milhões, enquanto as demais operações externas, relacionadas principalmente a variações de preços e de paridades, elevaram o estoque em US$ 2,7 bilhões.
Brasil gerou 118 mil vagas de empregos formais em janeiro, aponta Caged
O Brasil registrou a criação de 118.895 vagas com carteira assinada em janeiro, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho. Este é o pior resultado para o primeiro mês do ano desde 2009, quando foram fechados 101.748 postos de trabalho.
Na comparação com janeiro de 2011, o resultado foi 21,82% menor, quando foram gerados 152.091 postos de trabalho. Em dezembro de 2011, houve o fechamento de 408.172 vagas, ante a geração de 42.735 em novembro de 2011.
O setor de serviços foi o que mais criou empregos formais em janeiro, com a abertura de 61 mil postos com carteira assinada. Em segundo lugar está o setor de construção civil, que criou 42 mil vagas. A indústria de transformação abriu 37 mil vagas e a agropecuária foi responsável pela criação de 12 mil empregos com carteira assinada. Já o comércio, fechou 36 mil vagas em janeiro de 2012.
O resultado veio em linha com a estimativa de mercado de criação de 100 mil vagas.
Desde janeiro de 2011, registrou-se a criação de 2.085.344 postos de trabalho, uma expansão de 5,8 % no contingente de assalariados com carteira assinada do país.
O saldo de janeiro é resultado de 1.711.490 admissões e 1.592.595 desligamentos, ambos os maiores números para o mês.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Abraço de filho
Abraço de filho deveria ser receitado por médico.
Há um poder de cura no abraço que ainda desconhecemos.
Abraço cura ódio. Abraço cura ressentimento. Cura cansaço. Cura tristeza.
Quando abraçamos soltamos amarras. Perdemos por instantes as coisas que nos têm feito perder a calma, a paz, a alma...
Quando abraçamos baixamos defesas e permitimos que o outro se aproxime do nosso coração. Os braços se abrem e os corações se aconchegam de uma forma única.
E nada como o abraço de um filho...
Abraço de Eu amo você. Abraço de Que bom que você está aqui. Abraço de Ajude-me.
Abraço de urso. Abraço de Até breve. Abraço de Que saudade!
Quando abraçamos, a felicidade nos visita por alguns segundos e não temos vontade de soltar.
Quando abraçamos somos mais do que dois, somos família, somos planos, somos sonhos possíveis.
E abraço de filho deveria, sim, ser receitado por médico pois rejuvenesce a alma e o corpo.
Estudos já mostram, com clareza, os benefícios das expressões de carinho para o sistema imunológico, para o tratamento da depressão e outros problemas de saúde.
O abraço deixou de ser apenas uma mera expressão de cordialidade ou convenção para se tornar veículo de paz e símbolo de uma nova era de aproximação.
Se a alta tecnologia - mal aproveitada - nos afastou, é o abraço que irá nos unir novamente.
Precisamos nos abraçar mais. Abraços de família, abraços coletivos, abraços engraçados, abraços grátis.
Caem as carrancas, ficam os sorrisos. Somem os desânimos, fica a vontade de viver.
O abraço apertado nos tira do chão por instantes. Saímos do chão das preocupações, do chão da descrença, do chão do pessimismo.
É possível amar de novo, semear de novo. É possível renascer.
E os abraços nos fazem nascer de novo. Fechamos os olhos e quando voltamos a abri-los podemos ser outros, vivendo outra vida, escolhendo outros caminhos.
Nada melhor do que um abraço para começar o dia. Nada melhor do que um abraço de Boa noite.
E, sim, abraço de filho deveria ser receitado por médico, várias vezes ao dia, em doses homeopáticas.
Mas, se não resistirmos a tal orientação, nada nos impede de algumas doses únicas entre essas primeiras, em situações emergenciais.
Um abraço demorado, regado pelas chuvas dos olhos, de desabafo, de tristeza ou de alívio.
Um abraço sem hora de terminar, sem medo, sem constrangimento.
Medicamento valioso, de efeitos colaterais admiráveis para a alma em crescimento.
* * *
Mas, se os braços que desejamos abraçar estiverem distantes? Ou não mais presentes aqui? O que fazer?
Aprendamos a abraçar com o pensamento.
O pensamento e a vontade criam outros braços e nossos amores se sentem abraçados por nós da mesma forma.
São forças que ainda conhecemos pouco e que nos surpreenderão quando as tivermos entendido melhor.
Abraços invisíveis a olho nu, mas muito presentes e consoladores para os sentidos do Espírito imortal, que somos todos nós.
Redação do Momento Espírita.
Em 22.02.2012.
Comercial acerta patrocínio para pegar o Corinthians, mas não contra o Santos
O Comercial, de Ribeirão Preto (313 km da capital), bem que tentou, mas não conseguiu patrocínios extras para o jogo desta quarta-feira, às 19h30, contra o Santos, na Arena Barueri.
Em compensação, para a partida contra o Corinthians, em março, o clube afirma já ter acertado com dois anunciantes, nos valores de R$ 80 mil e R$ 50 mil.
Jogadores do Comercial comemoram gol contra a Catanduvense, em Ribeirão Preto
O clube chegou a comprar anúncios em jornais da região oferecendo espaços em sua camisa a partir de R$ 20 mil, valor que podia ser parcelado em até três vezes. Os patrocínios extras seriam apenas para os jogos contra os grandes times paulistas. O Comercial disputa a primeira divisão do Estadual pela primeira vez nos últimos 25 anos.
O time de Ribeirão tampouco havia conseguido patrocínios extras para o jogo contra o São Paulo. No último dia 9, o Comercial conseguiu arrancar um empate contra o time do Morumbi, que foi comemorado no site oficial do clube como um "resultado histórico".
Para Nelson Lacerda, presidente do Comercial, as datas dos confrontos foram determinantes para atrair os anunciantes. "Essa época do ano, próxima do Carnaval, é complicada, pois muita gente está viajando", disse.
O presidente afirmou ainda que um terceiro patrocínio já está sendo negociado para o jogo contra o Corinthians e que já há negociações para o confronto contra o Palmeiras, em abril.
Feridos em acidente de trem em Buenos Aires são 550; há mortos
Ao menos 550 pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira quando um trem de passageiros que chegava à estação terminal Once (oeste) da cidade de Buenos Aires descarrilou e se chocou contra a plataforma. Há informações sobre mortos, embora autoridades locais não tenham divulgado o número.
De acordo com o jornal argentino "Clarín", ao menos 19 pessoas morreram no acidente. Equipes de bombeiros continuam trabalhando para retirar os passageiros presos aos metais retorcidos dos primeiros vagões. Cerca de 30 pessoas permanecem presas nas ferragens.
Equipes resgatam ferido após descarrilamento de trem em Buenos Aires; ao menos 550 se feriram
Autoridades dizem acreditar que a composição --que colidiu com a plataforma de embarque da estação Once-- possa ter perdido os freios. A suspeita se baseia nos primeiros testemunhos dos passageiros, que relatam que o trem entrou na estação em velocidade muito elevada.
"O trem entrou na estação a uma velocidade de 20 km por hora", afirmou o secretário de Transportes, Juan Pablo Schiavi, em coletiva de imprensa no terminal ferroviário, acrescentando que pode haver mortos.
"O acidente é muito grave. Há vagões sobre vagões, e um deles entrou seis metros dentro do outro. Tudo está filmado e será investigado", acrescentou Schiavi.
Fontes policiais també,minformaram que a composição -- que levava 2.000 passageiros-- ficou sem freios e se chocou contra a plataforma.
FERIDOS
Imagens de TV mostraram o resgate do maquinista, preso entre os ferros retorcidos da locomotiva. Outros feridos foram transportados em macas.
"Há pessoas com fraturas e ensanguentadas. O trem estava muito cheio, o impacto foi tremendo. Eu vinha em um vagão em que se pode viajar com bicicleta. As pessoas estavam desesperadas para sair", contou um passageiro, que se identificou apenas como Ezequiel.
O mais recente acidente ferroviário ocorrido na Argentina foi em 18 de dezembro passado, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado em uma estação da periferia sul da capital, deixando 17 feridos.
Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque de dois trens e um ônibus em uma passagem de nível do bairro metropolitano de Flores (oeste), em um dos episódios mais graves dos últimos anos.
Agência Fitch reduz em dois escalões nota da Grécia, para 'C'
A agência de classificação de risco Fitch reduziu nesta quarta-feira a nota de solvência da Grécia em dois escalões --de "CCC" para "C"-- após o acordo europeu que prevê um perdão de mais da metade da dívida grega em mãos de credores privados para salvar esse país da quebra.
A Eurozona aprovou, na terça-feira de madrugada, um novo plano de resgate para a Grécia, que poderá totalizar 237 bilhões de euros, mas ainda assim não foi capaz de entusiasmar os mercado nem diminuir sua cautela em relação ao país heleno.
Segundo a Fitch, um 'default' da Grécia "é altamente provável no curto prazo".
Também hoje, o governo grego revisou para cima o déficit público previsto para 2012, para 6,7% do PIB, frente aos 5,4% anunciados anteriormente, devido à recessão em 2011 mais profunda que a prevista, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.
"Devido a uma recessão mais profunda, são previstas diferenças em relação às revisões iniciais e aos resultados de 2011, e por isso é preciso revisar os dados de 2012, segundo os objetivos previstos em função da lei de saneamento das finanças públicas", diz um projeto de lei divulgado nesta quarta-feira e que detalha as medidas de austeridade impostas à Grécia pelo novo plano de ajuda europeu.
O Parlamento deve adotar essa lei nos próximos dias, em um procedimento de urgência, segundo uma fonte do Ministério grego de Finanças.
O orçamento de 2012, aprovado em outubro do ano passado, projetava um déficit público de 5,4%, com um superávit fiscal primário (reservado para pagar os juros da dívida), de 1,1% do PIB.
Contudo, agora se sabe que não haverá nenhum superávit primário até 2013, conforme adiantou na terça-feira o ministro de Finanças, Evangelos Venizelos.
A nova projeção se anuncia após aprovação parlamentar de 12 de fevereiro de uma lei que avaliou um programa de cortes de 3,2 bilhões de euros, reclamado pelos credores da Grécia para salvar o país da quebra.
A Grécia entrou em seu quinto ano de recessão. A contração do PIB grego em 2011 devia ser de 5,5%, mas as últimas estimativas são de 6%.
Assinar:
Postagens (Atom)