sábado, 14 de janeiro de 2012

Navio que naufragou era um dos mais luxuosos do mundo

O transatlântico Costa Concordia da Costa Crociere, companhia de navegação italiana, faz parte de uma das principais empresas de cruzeiro do mundo, a Carnival.

A Carnival possui 23 navios que operam de três a 17 dias de viagens para as Bahamas, Caribe, Riviera Mexicana, Alasca, Havaí, Canadá, Nova Inglaterra, Europa, Bermuda, Taiti e Ilhas Fiji. Já a Costa Crociere foi fundada em 1924 e é a quinta maior companhia do mundo com sede em Gênova, na Itália.

O Costa Concordia é um dos mais luxuosos navios de cruzeiro. O passageiro tem à sua disposição cinco restaurantes (Roma Restaurant, Milano Restaurant, Parigi Restaurant Buffet, Samsara Restaurant e o Clun Concordia) que servem diversos pratos da conzinha internacional, spa, salão de beleza, quadro jacuzzis com hidromagem, piscinas, quadra de tênis, academia, bares, piano bar, cassino entre outras atividades.

O navio tem 290 metros de comprimento e pesa 112 mil toneladas. Ao todo, são 1.500 cabines que podem abrigar até 4.800 pessoas, sendo 3.700 passageiros e 1.100 tripulantes.
Embarcação começou a afundar na noite de ontem; ainda não há um número oficial de desaparecidos

A companhia Costa Crociere lamentou o acidente com o navio e disse que está trabalhando para trazer os passageiros de volta para casa.

"É uma tragédia que afeta profundamente a nossa empresa. Nossos primeiros pensamentos estão com as vítimas, e queremos expressar nossas condolências e nossa proximidade com seus familiares e amigos. Agora todos os nossos esforços estão concentrados nas operações de emergência, bem como oferecer assistência aos hóspedes e tripulantes que estavam a bordo do navio, para trazê-los de volta para casa o mais rápido possível. Procedimentos de emergência foram tomados para evacuar o navio. A inclinação do navio fez com que a retirada fosse extremamente difícil. A empresa irá trabalhar com as autoridades competentes para verificar as causas do evento", informa nota divulgada pela empresa.

ACIDENTE

Ao menos 46 brasileiros estavam a bordo do navio que naufragou nas águas da ilha italiana de Giglio na sexta-feira à noite, informou neste sábado a companhia dona da embarcação, a Costa Cruzeiros.

O Costa Concordia se dirigia ao porto de Savona, no norte da Itália. Oficialmente, o ministério brasileiro não informou quantos brasileiros estavam no navio Costa Concordia. O Consulado do Brasil em Roma está acompanhando o resgate por parte das autoridades costeiras italianas, mas não atua diretamente.

Brasileiros que buscam informações sobre sobreviventes ou vítimas podem procurar o consulado na capital italiana ou informações no site do Itamaraty.

O arquipélago onde está situada a Ilha de Giglio fica a cerca de 80 km de distância de Roma. Segundo relatos da imprensa europeia, após o encalhe da embarcação pequenas barcos tentaram a ajudar no resgate dos passageiros e tripulantes.

A Guarda Costeira chegou a informar que "os passageiros não corriam perigo" e eram retirados em botes salva-vidas do navio Costa Concordia. Porém, ao retirar os últimos membros da tripulação uma fenda se abriu, causando vazamentos internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário