quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Alunos questionam pontuação do Enem e fazem até site de queixas

Os métodos de pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão sendo questionados por estudantes que prestaram o exame deste ano. Para reunir as reclamações, foram criados um site (enemurgente.com ) e uma comunidade no Facebook.

Eles reclamam do método TRI (Teoria de Resposta ao Item) para cálculo da pontuação, usado desde 2009.

Grosso modo, as questões são divididas em categorias (fáceis, médias e difíceis).

A pontuação do aluno depende da coerência do seu desempenho: se acertou apenas as fáceis e difíceis a nota cai, pois há indício de "chute" --espera-se que quem acerte as difíceis também acerte as médias. O número total de acertos conta pouco na nota.

Em São Paulo, a aluna Natália Soares, 17, afirmou que estranhou o fato de ter avaliação semelhante à de um amigo que errou menos na prova objetiva.

"Tem muita gente reclamando", disse ela.

O carioca Vitor Hernandes Maia, 19, colocou o site de reclamação no ar anteontem. Ele discorda especialmente da redação. "Muita gente está questionando as notas horríveis."

O MEC (Ministério da Educação) não comentou as queixas.

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