sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MEC divulga relação de instituições que oferecerão ProUni

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta quarta-feira a relação de universidades e centros universitários que vão oferecer bolsas para o ensino superior pelo programa ProUni.

Serão oferecidas neste semestre 195.030 bolsas de estudo. Desse total, são 98.728 integrais e 96.302 parciais --que cobrem 50% do valor da mensalidade.

O Estado de São Paulo lidera em quantidade de bolsas que serão oferecidas. São 68.513 vagas, o que corresponde a 35% do total do programa para este semestre.

As vagas serão oferecidas por 28 universidades e 39 centros universitários. A relação com as faculdades deve ser divulgada pelo MEC nos próximos dias.

Os candidatos poderão se inscrever para bolsas de estudo em instituições paulistas como a PUC (Pontifícia Universidade Católica), Universidade Metodista, Universidade Nove de Julho, entre outras.

Os outros estados com maior número de vagas são Paraná (20.426 bolsas oferecidas) e Minas Gerais (19.522)

A relação das universidades e centros universitários está no site www.mec.gov.br. A lista com todas as instituições (incluindo também as faculdades) e os cursos deve ser divulgada nos próximos dias.

O ProUni é um programa que oferece vagas em instituições particulares para estudantes com renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa (R$ 933 e R$ 1.866). Em troca, as universidades recebem isenção de alguns tributos.

As inscrições para o ProUni vão de 14 a 19 de janeiro. Os interessados devem se inscrever uma única vez no programa e escolhem até duas opções de cursos e de instituição de ensino superior. Há posteriormente duas chamadas dos pré-selecionados, sendo a primeira no dia 22 de janeiro e a seguinte prevista para 7 de fevereiro.

Os candidatos também precisam ter feito o Enem 2011, com aproveitamento mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos a nota mínima na redação, e ter cursado o ensino médio em escola pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário