segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Messi é eleito melhor do mundo pela terceira vez; Neymar fica em 10º

Lionel Messi fez valer o favoritismo e levou pela terceira vez o prêmio de melhor do mundo, em 2011, nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça. O atacante brasileiro Neymar terminou em décimo lugar.
O argentino Lionel Messi com o troféu de melhor do mundo.

Mais do que o tri, o argentino conquistou no ano o título de celebridade extracampo e se transformou em figura muito mais influente mundo afora. Ganhou mais holofotes que Cristiano Ronaldo e Xavi, os outros finalistas do prêmio que foi entregue hoje na Suíça.

Segundo a Fifa, os votos vieram de técnicos (33%) e capitães (33%) das seleções nacionais e de jornalistas (33%).

Messi terminou com 47,88% dos votos, sendo 16,03% dos técnicos, 14,45% dos capitães e 17,40% da imprensa.

Cristiano Ronaldo, o segundo, teve 21,60% dos votos (6,84% dos técnicos, 7,46% dos capitães e 7,31¨da imprensa).

Xavi acabou em em terceiro com 9,23% dos votos (3,02% dos técnicos, 3,46% dos capitães e 2,75% da imprensa).
Na sequência ficaram Iniesta (quarto), Rooney (quinto), Suárez (sexto), Forlán (sétimo), Eto´o (oitavo), Casillas (nono) e Neymar (décimo).

O atacante santista terminou com 1,12% dos votos (0,21% dos votos dos técnicos, 0,22% dos votos dos capitães e 0,69% dos votos da imprensa).

Os demais premiados foram:

Neymar, do Santos - gol mais bonito
Homare Sawa, do Japão - melhor jogadora
Pep Guardiola, do Barcelona - melhor técnico
Norio Sasaki, da seleção japonesa - melhor treinador de equipe feminina

MAIS MESSI

Enquanto ganhava sete títulos com o Barcelona e marcava incríveis 53 gols numa só temporada europeia, Messi ficou em segundo lugar na eleição da "Pessoa do Ano" da revista "Time".

No ano em que fez gols em seis torneios diferentes, ganhou o título de "Patrimônio Esportivo da Humanidade" pelo IBOCC (Bureau Internacional de Capitais Culturais).

Colecionou por 2011 honrarias desde a de melhor esportista latino-americano até a de "Campeão dos Campeões" pelo jornal "L'Équipe".

Na edição passada do prêmio de melhor do mundo, com o fracasso da Argentina na Copa-10 e o sucesso da Espanha de Xavi e Iniesta, o risco para Messi na eleição foi grande. Mesmo assim, teve 22,65% dos pontos possíveis.

Em 2009, quando também acumulou série de títulos com o Barça, ganhou de longe de Cristiano Ronaldo (473 pontos a 233). O português é seu maior rival de novo, mas parece condenado a viver à sombra do craque argentino.

Em 2007 e 2008, Messi já fora finalista. Ficou em terceiro e segundo, respectivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário