sábado, 10 de março de 2012
Em 2 meses, Embaixada dos EUA dá 180 mil vistos a brasileiros
Apenas nos primeiros dois meses do ano, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil concedeu 181.318 vistos a brasileiros. O consulado que mais emite autorizações é o de São Paulo, registrando média de 2.236 vistos concedidos por dia.
O tempo de espera para o agendamento de uma entrevista para visto varia entre Brasília, São Paulo, o Rio de Janeiro e Recife. Quem opta por São Paulo e Rio pode ficar até 23 dias esperando a conclusão do processo.
Apenas em 2011, mais de 1,5 milhão de brasileiros visitaram os Estados Unidos. Nos primeiros meses deste ano, já houve um aumento de 49%, sendo que no Rio de Janeiro a procura por vistos para os Estados Unidos praticamente dobrou.
Em comunicado, a embaixada informou que trabalha para "atender à demanda" por vistos, ao colocar mais funcionários nesse tipo de atividade, ampliando os horários de atendimento e buscando agilizar os processos.
No próximo sábado (17), a Embaixada e os consulados em São Paulo, no Rio e em Recife farão mutirão para atendimento aos interessados em obter o visto. A iniciativa ocorre a um mês da visita da presidenta Dilma Rousseff a Washington, quando terá reuniões com o presidente norte-americano, Barack Obama, e autoridades.
Em janeiro, Obama assinou ordem executiva que pretende agilizar em 40% a capacidade de tramitar vistos em seus consulados no Brasil e na China em 2012, entre outras medidas para potencializar o turismo.
Pelos dados do governo dos Estados Unidos, nos últimos cincos anos os pedidos de vistos de não imigrantes aumentaram 230%. Apenas em 2010, o Consulado-Geral de São Paulo emitiu mais de 319 mil vistos --mais que qualquer outra seção consular dos Estados Unidos no mundo.
A embaixada informou ainda que as relações comerciais, de ensino e turismo entre o Brasil e os Estados Unidos aumentaram de forma significativa nos últimos anos. O texto, divulgado pela representação diplomática, diz que os brasileiros continuam sendo um dos maiores grupos que visitam o país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário