quinta-feira, 1 de março de 2012
Dilma elogia ministro de FHC que enfrentou apagão
A presidente Dilma Rousseff aproveitou a cerimônia de um pacto firmado entre trabalhadores e sindicalistas para fazer um afago ao ex-ministro de Minas e Energia Rodolpho Tourinho que enfrentou o apagão no governo Fernando Henrique Cardoso.
O episódio do apagão, que afetou o fornecimento e distribuição de energia elétrica, é uma das críticas mais recorrentes do PT contra o governo tucano.
Durante a cerimônia, Dilma chamou Tourinho de "amigo" e afirmou que as medidas tomadas por ele impediram que as consequências fossem maiores. Ex-secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul e também ministra do setor no governo Lula, ela disse que foi testemunha do esforço de Tourinho.
"Eu vou me referir ao ex-senador e ex-ministro Rodolfo Tourinho porque eu sou testemunha da luta dele, que tinha chegado àquele período para impedir que o Brasil tivesse apagão. Ele pode não ter conseguido, mas as consequências foram muito menores do que seriam se ele não estivesse no Ministério de Minas e Energia."
Atual presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada, Tourinho, segundo Dilma, teve uma postura republicana na época.
"Ao mesmo tempo agradeço ainda o fato de ter tido em relação ao modelo do setor elétrico uma posição republicana, em que pese não sermos dos mesmos partidos, não integrar a base do governo naquela oportunidade, foi capaz de colocar uma visão de homem público, ter posição digna na negociação e aprovação do marco regulatório do setor elétrico brasileiro."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário